O GP de Sepang, penúltima prova do mundial, vai ser lembrado não tanto pela vitória de Pedrosa quanto pelas polêmicas que acompanharam seu desenrolar e seu desfecho. Com efeito, as recíprocas acusações entre Rossi, que culpava Marquez de querer favorecer Lorenzo na luta pelo título, tiveram claros reflexos na pista. Onde Marquez, após ter deixado tranquilamente passar Lorenzo que se instalou no segundo lugar, atrás de Pedrosa, fez o possível e o impossível para perturbar Rossi, como se ambos estivessem lutando pelo título. Até que Rossi propositalmente mudou de trajetória e fez Marquez, que estava logo atrás dele, cair, chegando a tocá-lo com o joelho.
O pódio, que viu Pedrosa vencedor, Lorenzo segundo e Rossi terceiro, acabou sendo, uma hora e meia após a bandeirada, alterado em suas conseqüência, com a Comissão de Corrida punindo o atual líder do mundial (Rossi tem ainda 7 pontos de vantagem sobre Lorenzo). Ele, com efeito, conservou o pódio mas no próximo GP, o de Valencia, último do mundial. terá que largar em último lugar. O que praticamente significa entregar o título a Lorenzo.
As polêmicas terão seqüência nos próximos dias, embora a imediata reclamação da Yamaha já tenha sido recusada pela direção da Moto GP, e não se sabe o que poderá ocorrer em Valencia… esperemos que o esporte, em seu todo, saiu limpo desta tremenda e desagradabilíssima confusão.