Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

VW : “dieselgate” se alastra

por Claudio Carsughi 24/09/2015
por Claudio Carsughi 24/09/2015
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Vw-logo-ild

Nos Estados Unidos e em toda a Europa o “caso” VW já foi definido como “dieselgate” e está tendo uma repercussão cada vez maior.

Assim prevê-se uma “class action”, isto é uma ação legal coletiva, com 11 milhões de potenciais aderentes, tantos quantos são os carros envolvidos neste mega-escândalo.

Se a VW não conseguir modificar os motores incriminados, de forma a fazê-los obedecer aos parâmetros legais de poluição, os carros envolvidos não mais poderiam ser usados. Em conseqüência, aos 18 bilhões de dólares de multa, previstos pela EPA ( a agência anti-poluição norte-americana), deveria ser somada uma colossal indenização aos proprietários desses carros. Por fim, os concessionários se encontrariam com os pátios cheios de carros que não mais poderiam ser comercializados. Tudo isto pode ser calculado como um prejuízo de cerca 50 bilhões de dólares.

Nos Estados Unidos já são 25 as “class action” anunciadas enquanto na Grã Bretanha, de acordo com o jornal “Daily Mail”, centenas de milhares de clientes, que adquiriram carros do grupo VW, estariam se organizando para obter uma indenização à altura do prejuízo sofrido. E o ministro alemão dos Transportes, Alexander Dobrindt, afirmou : “fomos informados que também na Europa os carros com motores diesel 1.6 e 2.0 foram objetos das manipulações dos quais se fala”.

Paralelamente, o chefão da VW mundial, Martin Winterkorn, de 68 anos, pediu demissão mas vai sair cheio de dinheiro. Por contrato, ele deve receber uma aposentadoria de 28,6 milhões de euro e, além disso, ele poderia ainda receber duas anuidades, num total de mais 33 milhões de euro. Isso explica a briga já em ato para suceder-lhe, com os nomes de Matthias Mueller (apoiado pelas famílias Porsche e Piech que controlam a VW) e Herbert Diess, um ex-diretor da BMW contratado este ano, como os mais cotados. Embora não possam ser postos de lado Andreas Renschler, responsável dos veículos comerciais, e Sascha Gommel, atual chefe da Skoda, uma das marcas do Grupo VW.

 

Escândalo VWmartin winterkornporscheSkoda
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
No Japão, revanche Mercedes ?
Próximo
Burger King veggie chega dia 29/09

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência