Como já é de costume dos bastidores do futebol brasileiro, o STJD faz questão de apontar os holofotes para si mesmo sempre que surge alguma oportunidade. Após punir com uma advertência Luis Fabiano e Carlos Alberto por uma troca de tapa, supostamente amistosa, muito depois do ocorrido, a Procuradoria do órgão oficializou denúncia a doze clubes do Brasileirão 2015 pela prática do “acordo de cavalheiros” e decidiu seguir o que consta no artigo 33 do Regulamento de Registro e Transferência 2015 da CBF.
Art.33 – “A transferência por cessão temporária de atleta profissional pode ser convencionada pelo clube a que contratualmente o atleta está vinculado (cedente) a outro clube (cessionário), sendo nulas e de nenhum efeito quaisquer cláusulas ajustadas entre as partes que visem a limitar, condicionar ou onerar a livre utilização do atleta cedido por parte do cessionário, enquanto vigorar a cessão, respeitados os contratos celebrados antes da publicação deste regulamento.”
Em meio a tudo isso, o que mais chama a atenção é o tempo que demorou para fazer a denúncia. Assim como aconteceu no caso Dudu, do Palmeiras, que até hoje nos proporciona uma série de questões, o órgão passa a tratar de um assunto que acontece no país há muito tempo; mas só resolveram indiciar os times que jogaram desde maio deste ano. Confira a relação abaixo:
Palmeiras x Goiás (24/05/2015 – terceira rodada)
Atleta: Felipe Menezes (Goiás)
Atlético-MG x Vasco (31/05/2015 – quarta rodada)
Atleta: Serginho (Vasco)
Internacional x Coritiba (07/06/2015 – sexta rodada)
Atleta: Wellington Paulista (Internacional)
Vasco x Cruzeiro (13/06/2015 – sétima rodada)
Atleta: Riascos (Vasco)
Sport x Atlético-MG (08/07/2015 – décima segunda rodada)
Atleta: André (Sport)
Flamengo x Corinthians (12/07/2015 – décima terceira rodada)
Atletas: Emerson Sheik e Guerrero (Flamengo)
Grêmio x Flamengo (18/07/2015 – décima quarta rodada)
Atletas: Pará (Flamengo) e Erazo (Grêmio)
São Paulo x Corinthians (09/08/2015 – décima sétima rodada)
Atleta: Alexandre Pato (São Paulo)
Cruzeiro x Internacional (16/08/2015 – décima nona rodada)
Atleta: Fabrício (Cruzeiro)
O problema do Superior Tribunal é que a frase “antes tarde do que nunca” já virou uma filosofia por lá. Dessa forma, as decisões tomadas pelo órgão sempre estarão sujeitas a uma série de polêmicas.
Bom, mas isso não é nenhuma novidade…