O torcedor que estava na expectativa de assistir a algum clássico estadual pelas quartas de final da Copa do Brasil, acabou se decepcionando com os resultados do sorteio desta segunda-feira.
De um lado da chave, o Vasco enfrenta o São Paulo, enquanto o embalado Santos pega o Figueirense. Claramente, comparando os momentos atuais dos times, tanto no mata-mata quanto nos pontos corridos, os paulistas são favoritos nesses confrontos.
Vasco e São Paulo fizeram em seus respectivos jogos o necessário para a classificação. No Campeonato Brasileiro, o Tricolor briga por uma vaga no G-4, enquanto o Vasco… Pois é. Já Santos e Figueirense, simplesmente surpreenderam; o Peixe por seu intenso modo de jogar, com muita velocidade e sem deixar o adversário respirar; quanto ao time de Santa Catarina, eliminou nada menos que o atual campeão do torneio e será uma grande pedreira para Dorival Júnior.
Do outro lado da chave, Palmeiras e Internacional, que vivem situações distintas na tabela do Brasileirão — o Verdão em ascensão na briga por vaga à Libertadores e o Colorado apenas na décima segunda colocação, seis pontos atrás do rival paulista — travarão duelos equilibrados. Em minha concepção, a equipe de Marcelo Oliveira tem certo favoritismo em razão do grande momento de seus atacantes, especialmente do iluminado Gabriel Jesus.
Com respeito a Grêmio e Fluminense, vejo que o maior conquistador do torneio (quatro vezes) leva vantagem sobre os cariocas em razão da ótima fase de seus atletas. Hoje, Roger exerce um trabalho admirável, que dá resultados positivos; diferente do Flu, que nas últimas cinco rodadas do Brasileirão perdeu quatro e venceu apenas uma. Portanto, no duelo de tricolores, o gaúcho é favorito.
Por fim, um questionamento: será que a situação vivida nos pontos corridos pode realmente interferir no mata-mata?
Vamos aguardar…