O dérbi alemão entre Wolfsburg e Bayern de Munique prometia ser bastante equilibrado, e realmente foi, até as equipes irem ao intervalo. Quando terminou a etapa inicial, o placar marcava 1-0 para os visitantes, com o gol de Caligiuri. No vestiário, Guardiola sacou Thiago Alcântara e colocou Lewandowski, e aí começou o festival de bolas nas redes. O atacante fez apenas cinco gols em nove minutos — aos 6′, aos 7′, aos 10′, aos 12′ e aos 15′ da etapa complementar.
Um marco que entra para a história, pois ninguém marcou tantos gols em tão pouco tempo na história das quatro principais ligas europeias (Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália). Além disso, a reação que Guardiola esboçou na partida renderá às capas de muitos jornais esportivos do mundo. Tal face que passa a mensagem de “criei um monstro e não sei como para-lo”.
O que será inevitável, agora, é a comparação com o 7-1, pois não há como ver a zaga composta pelos brasileiros Naldo e Dante — que esteve presente no Mineirazo — totalmente perdida nos lances de gol da equipe alemã e não lembrar desse dramático episódio…