Recentemente conheci um lugar que acredito ser o mais lindo que já visitei. Interlaken, na Suíça. Eu tive poucos dias lá. O ideal é ficar pelo menos quatro noites, para conhecer a cidade e arredores.
Considerada uma das cidades mais charmosas da Suíça, Interlaken fica próxima a Berna e se localiza entre dois lagos (daí o nome Interlaken = entre lagos): Thun e Birenz. A maior parte dos turistas que a visitam são alemães, italianos e austríacos. Foi o único lugar em que não encontrei um brasileiro sequer.
A cidade é voltada para o turismo e possui uma grande variedade de hotéis, com preços um tanto quanto salgados, ainda mais nessa época de crise e desvalorização da moeda brasileira (cerca de 130 Euros a diária para duas pessoas). No centro de Interlaken há restaurantes para todos os gostos, desde comida típica da Suíça, até culinária italiana e internacional.
Os lagos que cercam a cidade parecem aqueles dos contos de fadas. As águas que descem das geleiras formam os lagos, que possuem uma cor esverdeada incrível.
O melhor é conhecer a cidade a pé, já que é pequena e convidativa para uma caminhada sem pressa, só para contemplar a beleza do lugar.
Interlaken fica a cerca de uma hora e meia de carro de Zurique. Se você for alugar um carro, certifique-se que ele possui o selo para circular dentro da Suíça, chamado “vignette autoroutière”. Pode ser comprado em qualquer posto de gasolina das autoestradas. O custo é de EURO 43,00 e vale por um mês. A multa por não usar o selo é alta e não vale a pena arriscar.
Também é possível ir com o trem até Interlaken. Há linhas partindo de Zurique e Berna e a viagem é bem confortável; custa cerca de EURO 160,00 ida e volta.
Em geral os hotéis de Interlaken fornecem passes gratuitos para o transporte público dentro da cidade.
A moeda do país é o franco suíço, mas euros são aceitos lá. Não vale a pena comprar francos suíços aqui no Brasil. Leve euros e se for o caso troque lá ou pague em euro. Atualmente o euro vale mais que o franco.
JUNGFRAU
Para quem vai até Interlaken, um passeio imperdível é conhecer Jungfrau. Chamada de “Top of Europe” (Topo da Europa), é a estação ferroviária mais alta da Europa, a 3.454 metros acima do nível do mar. O trajeto até o topo da montanha é maravilhoso e lá em cima é possível ver neve o ano todo.
Na estação Jungfraujoch você poderá visitar o Palácio de Gelo, subir numa plataforma com visão 360 graus das geleiras, brincar na neve no platô destinado a fotos, visitar a loja de chocolates Lindt, assistir a uma apresentação de cinema 180 graus e interagir na Alpine Sensation, onde escadas rolantes transportam os convidados para os lugares íngremes entre a neve.
Para chegar até lá é preciso ir até a estação Interlaken Ost e comprar os tickets de trem. O passeio custa 204,00 francos e nele está incluso o trem e todas as atrações da estação Jungfraujoch. Uma dica bem legal é que, quem possui tickets recentes do Corcovado, no Rio, conseguem descontos de 50% no passeio. Uma economia de cerca de R$ 500,00 por pessoa. Vale a pena! Isso porque a companhia que opera o trem de Jungfraujoch é a mesma que faz o traslado para o Cristo Redentor. Os tickets do Corcovado podem ser usados, mas devem ser recentes, no máximo 6 meses anteriores.
O trajeto até o topo da europa dura cerca de duas horas e meia, se você não descer para conhecer as cidades do trajeto. Há dois caminhos para subir a montanha. Em geral, os turistas sobem por um lado e voltam por outro, para conhecerem as duas paisagens.
Há trens de meia em meia hora e na baixa temporada (fevereiro a novembro) não há necessidade de reservas. Já na alta temporada é altamente recomendado reservar seu lugar com antecedência.
Até atingir o topo há duas paradas para troca de trens: Grindelwald ou Lauterbrunnen e Kleine Scheidegg. Nestas estações você deverá desembarcar e aguardar o trem para a próxima estação. Em geral é só seguir o fluxo das pessoas, pois todas estão indo para o mesmo lugar.
O que chama atenção são as paisagens, que vão alterando conforme você sobe a montanha.
Muitos turistas se hospedam em Grindelwald, uma cidade super charmosa, a meio caminho do topo de europa.
Na minha opinião, a melhor época para visitar Interlaken e Jungfrau é entre abril e outubro. Isso porque a paisagem na cidade ainda está verde e o contraste com a neve é lindo. Já em meses de inverno, tudo fica monocromático, embora isso não subtraia a beleza do lugar.