Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Crise Mercedes ?

por Claudio Carsughi 19/09/2015
por Claudio Carsughi 19/09/2015
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

image
Os treinos para o GP de Cingapura apresentaram, exceto o primeiro dos quatro, uma grande surpresa : a Mercedes não consegue ter o mesmo ritmo de Ferrari e Red Bull. Com isso, a sequência de poles, que tinha chegado a 23, foi logicamente interrompida, ficando o recorde em mãos da Williams que entre 1992 e 1993 enfileirou nada menos que 24 poles consecutivas. E Hamilton também não conseguiu igualar o recorde de poles seguidas, ficando com 7 enquanto o recordista Ayrton Senna marcou 8.
image

Deixando de lado essas considerações estatísticas, fica a grande pergunta : o que aconteceu com a Mercedes ? Pois é sabido que no circuito de Marina Bay a potência do motor não é tão importante e mais vale a habilidade do piloto. Mas não se pode pensar que, de um instante para outro, Hamilton e Rosberg, como que tocados pela varinha de uma bruxa, tenham esquecido de como se pilota um F1. Assim, o 5º lugar de Hamilton (a 1″4) de Vettel, e o 6º de Rosberg (a 1″5) devem ser atribuídos, pela lógica, à superioridade de Ferrari e Red Bull neste circuito. Paralelamente, a pole de Vettel, terceira do piloto alemão neste circuito, com meio segundo de vantagem sobre o australiano Ricciardo da Red Bull e sete décimos sobre seu companheiro em Ferrari, Raikkonen, é por demais clara e não pode deixar dúvida alguma quanto à sua superioridade.

image
Naturalmente neste domingo o desenrolar do GP poderá ilustrar melhor a situação e permitir tirar alguma dedução, já que, por enquanto, somente temos suposições. Como a que atribuiria ao fator pneus este retrocesso da Mercedes, já que a Pirelli fez novas “recomendações” quanto à pressão mínima a ser observada.
De toda forma, o que se pode esperar neste domingo é uma corrida sensacional, com Vettel favorito para a vitória e a Ricciardo, Raikkonen e Kvyat cabendo a luta pelos dois outros lugares no pódio. Salvo se a Mercedes ressuscitar…

FerrariHamiltonMercedesRaikkonenRed BullRicciardoRosbergVettel
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Fluminense e o fantasma dos 34 pontos
Próximo
Triunfo de Vettel e da Ferrari

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?