Pense num paraíso tropical, com areia branquinha e um mar igualzinho àqueles que colorimos quando crianças, bem azul. Acrescente boa gastronomia, diversão e uma rede hoteleira de primeira. Isso é Cancun.
Cancun é uma cidade do México que foi construída para o turismo. Fundada em 1970, passou por uma reformulação após ser atingida pelo furacão Wilma, que destruiu parte de alguns hotéis em 2005.
Hoje em dia possui uma infinidade de hotéis que satisfazem todos os gostos, desde os mais simples, até luxuosos quartos para hóspedes mais exigentes.
A maior parte dos hotéis que ficam na via costeira, a Boulevard Kukulcan, trabalha com sistema “all inclusive”, o que torna a estadia muito mais confortável e prática.
Há também shoppings onde você pode comprar lembranças ou até roupas de grife. O forte de Cancun é o artesanato local e as bebidas. Dificilmente alguém sai de lá sem levar uma tequila e um sombrero como lembrança.
E o bom é que boa parte dos hotéis, shoppings, baladas e restaurante são concentradas um uma única avenida, na qual é possível transitar a pé, ou utilizar o ônibus. Qualquer um deles passa pela boulevard Kukulcan de ponta a ponta por um dólar o ticket.
Lá há diversão para todas as idades. As crianças adoram brincar nas praias com poucas ondas ou com os monitores dos hotéis; os jovens amam as baladas e a vida noturna agitadíssima (Cancun é um dos principais destinos das viagens de formatura); os mais velhos curtem passar o dia entre massagens sob o sol, ou caminhadas e banhos de mar. Ou seja, não perca tempo e comece a planejar sua viagem para Cancun.
Não é necessário visto para o México nem obrigatoriedade de vacina contra febre amarela.
Há vôos partindo de Guarulhos diariamente, que fazem conexão no Panamá, Cidade do México ou nos Estados Unidos. A partir de 20 de dezembro de 2015 a TAM terá um vôo semanal direto, aos sábados.
A moeda do país é o peso mexicano. A melhor opção é levar dólares e trocar nas casas de câmbio ou no próprio hotel. Grande parte dos lugares aceita pagamento em dólares, inclusive para passeios.
PASSEIOS
Os próprios hotéis vendem passeios para parques aquáticos naturais e os famosos “nado com golfinhos”. Custam de USD$ 100,00 a USD 250,00 cada. Os mergulhos com cilindro, acompanhados de instrutores chegam a custar USD$ 400,00. Todos os parques têm guarda volumes para os pertences, para você aproveitar tudo com as mãos livres. Para utilizá-los é preciso deixar um documento como garantia. Mesmo nos parques all inclusive, é bom levar uns trocos. Sorvetes e algumas bebidas não estão inclusas.
O melhor é fazer os passeios com guias. Eles contam toda a história dos locais e explicam detalhes que acabam passando despercebidos se você decide ir por conta própria, principalmente nas áreas arqueológicas.
XEL-HA
Adorei esse parque. Lá é possível descer uma correnteza montado em uma bóia gigante desde o meio de um mangue, até o mar. Se preferir, coloque o snorkel e o pé de pato e aprecie a beleza natural desse lugar incrível. Há opções de restaurantes no parque. O ingresso dá direito a comer em qualquer deles. Os lanches e sorvetes, vendidos em quiosques, são pagos à parte.
XCARET
Aqui se encontra um rio subterrâneo de água salgada maravilhoso. Para quem tem problemas de claustrofobia ou cardíacos, recomendo não ir. Há pontos muito escuros e é necessário um pouco de esforço para nadar. Para as crianças, praias sem ondas e com água morna fazem a alegria da garotada.
GARRAFON – ISLA MUJERES
Na minha opinião, o melhor lugar para interagir com golfinhos. Dá para passar o dia todo lá, aproveitando cada cantinho da ilha. Antes de comprar o passeio certifique-se do que realmente você vai fazer com golfinhos. Há preços diferentes para só passar a mão e tirar uma foto e outro mais caro para nadar com os bichinhos.
COZUMEL
Um pouco mais distante de Cancun fica Cozumel. O acesso se dá por barco a partir de Playa Del Carmen. É um paraíso para mergulhadores que buscam observar peixes das mais variadas espécies.
CHICHÉN ITZÁ
Lugar imperdível para quem vai a Cancun. Lá é possível conhecer parte da história do povo maia que viveu lá. Alguns passeios incluem um show noturno, mas eu sinceramente acho muito cansativo. Cada parte da área arqueológica guarda um detalhe. O trajeto de Cancun até lá dura cerca de duas horas. No caminho, é possível parar e visitar os cenotes, espécie de cavidade natural com água transparente.
TULUM
Parque arqueológico à beira mar, onde também é possível conhecer um pouco da inteligência do povo maia. Se tiver somente um dia para conhecer a parte histórica, prefira Chichén Itzá. Algumas operadoras de turismo vendem o ingresso para Xel-ha e Tulum no mesmo dia; é uma boa opção.
O QUE FAZER À NOITE
Na área da Plaza Forum by The Sea tem agito a noite toda. É lá que se concentram as baladas e a casa de show Coco Bongo, além do restaurante Hard Rock Cafe.
COCO BONGO
Um espetáculo incrível com cerca de duas horas de duração. É melhor comprar ingresso antecipadamente, pois costuma lotar, até mesmo na baixa temporada. Há apresentações alternadas com muita música. Se você não for tímida, pode até subir no balcão do bar e dançar. Só uma dica: se estiver de saia, vez por outra uma ventania é gerada embaixo dos seus pés. Então, capriche na underwear.
DADY´O
O lugar imita o ambiente de uma caverna. Toca todo tipo de música e os DJs são os melhores de Cancun.
THE CITY
The City é uma boate enorme e considerada a melhor da cidade. A entrada é um pouco mais cara (cerca de USD$ 100,00). A festa começa tarde mas conta com boas performances e som de primeira.
SEÑOR FROG´S
Esse é um bar em que o cliente não fica parado. Você pode até comer, mas depois de uma certa hora, vai se surpreender consigo mesmo dançando no palco com os garçons. Muito divertido!
HARD ROCK CAFÉ
Bar conhecido mundialmente e que não foge do padrão dos Estados Unidos. Mas lá é um lugar para comer ouvindo música. Não espere sair dançando pois não há espaço. Vale a pena a visita. As ribs (costelas de porco) são deliciosas!
COMPRAS
Não vá esperando os preços convidativos de Miami. Em geral o valor dos produtos é bem parecido com o do Brasil. Os lugares mais conhecidos para compras em Cancun são:
Plaza Caracol com lojas de artesanato em geral.
Plaza Kukulcan. É possível encontrar lojas de luxo como Burberry e Louis Vuitton.
La Isla, o meu preferido, com lojas como a Zara, Puma, Mac, Nike, Adidas entre outras.