O Audi A3 1.4 TSi, com seu motor de 122 cv que proximamente será flex, ao sair da fábrica de São José dos Pinhais, e assim ganhar mais 3 cv de potência, é um carro bem equilibrado sob todos os aspectos. A potência é amplamente suficiente, num país como o Brasil onde os limites de velocidade são baixos (o top é 120 km/h e assim mesmo em poucas rodovias) e deixam saudades das auto-bahn alemãs, onde a velocidade é livre. Mas por aqui é preciso tomar cuidado para não ultrapassar os limites legais e ganhar uma multa, tipo do dinheiro jogado fora, sem o menor proveito para ninguém.
Seu reduzido nível de ruído e as prontas respostas ao acelerador bem que incentivam o motorista a manter velocidades mais elevadas, mas é preciso tomar cuidado. Um cuidado que não é necessário nas metrópoles em presença de congestionamento, mas muito útil, sempre na ótica de evitar multas, quando as ruas estão um pouco livres.
Dito isto, vale lembrar que o câmbio S tronic de dupla embreagem tem 7 marchas, com trocas bem suaves, e a faixa de torque do motor é consistente já a partir de 1.500 rpm, graças à ação do turbo. Isto confere ao Audi A3 uma grande elasticidade e aumenta o conforto, tanto do motorista como dos passageiros, um conforto aliás incrementado também pelo baixo nível de ruído que penetra no habitáculo.
A segurança passiva é assegurada por air-bags frontais e laterais para motorista e passageiro, sendo que o motorista dispõe ainda de air-bag para joelhos. E a segurança ativa tem a boa estabilidade e a precisão da direção como dois de seus pontos principais.
O carro apresenta um bom nível de acabamento, na tradição da marca, e confere ao seu feliz possuidor um certo “status” que certamente tem sua parcela na volume global de vendas. Para quem pode dispor de pouco mais de 100 mil reais, é uma boa opção colocá-lo na própria garagem.