Pior do que perder é não conseguir marcar gols em uma série de jogos. Em vinte e uma rodadas, o Vasco só conseguiu estufar o barbante oito vezes. Percebemos que a situação é caótica quando o artilheiro do campeonato, sozinho, tem mais gols que um time inteiro no torneio.
Na noite de ontem, 17.940 pessoas presentes no Maracanã assistiram ao Figueirense cavar ainda mais a cova do Vasco no Campeonato Brasileiro. Após um festival de gols perdidos pelos dois lados, a equipe catarinense conseguiu, aos 48′ da etapa complementar, balançar as redes do time da casa, que agora agoniza na lanterna do torneio.
O resultado negativo nos mostra que o Vasco tem apenas duas opções para esse semestre; mas ele tem de escolher apenas uma. O Cruzmaltino deve decidir entre Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Obviamente, deverá se preocupar em manter-se na elite do futebol brasileiro, pois caso dê prioridade ao mata-mata, a chance de ser rebaixado nos pontos corridos simplesmente triplicam. Ademais, no atual contexto, quais seriam as chances do alvinegro conquistar o título que dá vaga à Libertadores? Pois é, as menores possíveis.
Nas últimas cinco rodadas do Brasileiro, o alvinegro somou quatro derrotas e um empate; viu adversários como Joinville e Coritiba — candidatos ao rebaixamento — conquistando resultados positivos para se distanciar da lanterna. Só o Cruzmaltino ainda não saiu do lugar…