Quando se tem um carro de certo sucesso no mercado, é natural a montadora pensar numa versão esportiva. Foi o que aconteceu com a VW que resolveu dar um irmão mais robusto, em termos de potência, para o conhecido Up!
Para isso, os caminhos usualmente adotados são dois: troca-se o motor original por outro de maior cilindrada ou coloca-se, no motor original, um turbo. A montadora alemã tinha a primeira solução pronta na prateleira, com seu motor 1.6, recentemente atualizado. Mas preferiu apostar numa nova tecnologia e partiu para colocar um turbo no motor 1.0 de 3 cilindros que, no Up! normal, tem 75 cv (com gasolina) ou 82 (com álcool).
Naturalmente, para se fazer algo realmente novo (ao menos no panorama brasileiro) não seria suficiente colocar apenas o turbo, havia que se modificar fundamentalmente o motor. Assim foi feito, com a introdução da injeção direta (ausente por motivos de custo no motor original) e de um turbo de reduzidas proporções, a ponto de seu rotor medir apenas 4 cm. Isto, por sinal, tem a vantagem de uma inércia mínima e portanto de uma pronta resposta às solicitações do acelerador. Não é por acaso que o torque de 16,8 mkgf aparece já a 1.500 rpm, o que possibilita retomadas rápidas como se o motor tivesse uma cilindrada bem maior. E ainda por cima, somado ao aumento de potência (agora são 101 cv com gasolina e 105 com álcool), permitiu alongar substancialmente (26% para sermos mais precisos) as relações de transmissão, com a troca do conjunto coroa/pinhão.
Com tudo isso, o Up! TSi tornou-se um carro de vocação esportiva muito agradável de dirigir, seja qual for a situação, cidade ou estrada, tanto faz. Pois suas reduzidas dimensões o tornam excepcionalmente ágil no trânsito conturbado das grandes cidades, além da facilidade em encontrar uma vaga para estacioná-lo.
Ao lado disso, dependendo de quão leve possa ser seu pé direito, ele se torna um campeão de economia. A título de curiosidade, num domingo pela manhã, com trânsito tranquilo e fluindo bem, observando rigorosamente os limites de velocidade existentes em São Paulo, e colocando, sempre que possível, o câmbio em ponto morto, obtivemos a incrível marca de 14,9 km/l, coisa que, obviamente, é impossível de se obter em condições normais.
A versão de entrada deste Up! TSi, denominada Move custa R$ 43.490. Depois, já mais equipadas, temos as versões Cross (47.030), High (48.040), Black/White/Red (48.690) e o tope, Speed (49.900). Além disso existem acessórios que aumentam ainda estes preços.