Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Up! TSi, um esportivo muito agradável

por Claudio Carsughi 31/08/2015
por Claudio Carsughi 31/08/2015
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

UPTsi
Quando se tem um carro de certo sucesso no mercado, é natural a montadora pensar numa versão esportiva. Foi o que aconteceu com a VW que resolveu dar um irmão mais robusto, em termos de potência, para o conhecido Up!
Para isso, os caminhos usualmente adotados são dois: troca-se o motor original por outro de maior cilindrada ou coloca-se, no motor original, um turbo. A montadora alemã tinha a primeira solução pronta na prateleira, com seu motor 1.6, recentemente atualizado. Mas preferiu apostar numa nova tecnologia e partiu para colocar um turbo no motor 1.0 de 3 cilindros que, no Up! normal, tem 75 cv (com gasolina) ou 82 (com álcool).

Motor mpi e o novo TSi

Motor mpi e o novo TSi

Naturalmente, para se fazer algo realmente novo (ao menos no panorama brasileiro) não seria suficiente colocar apenas o turbo, havia que se modificar fundamentalmente o motor. Assim foi feito, com a introdução da injeção direta (ausente por motivos de custo no motor original) e de um turbo de reduzidas proporções, a ponto de seu rotor medir apenas 4 cm. Isto, por sinal, tem a vantagem de uma inércia mínima e portanto de uma pronta resposta às solicitações do acelerador. Não é por acaso que o torque de 16,8 mkgf aparece já a 1.500 rpm, o que possibilita retomadas rápidas como se o motor tivesse uma cilindrada bem maior. E ainda por cima, somado ao aumento de potência (agora são 101 cv com gasolina e 105 com álcool), permitiu alongar substancialmente (26% para sermos mais precisos) as relações de transmissão, com a troca do conjunto coroa/pinhão.

Volkswagen-up-TSI-2016-Turbo (1)
Com tudo isso, o Up! TSi tornou-se um carro de vocação esportiva muito agradável de dirigir, seja qual for a situação, cidade ou estrada, tanto faz. Pois suas reduzidas dimensões o tornam excepcionalmente ágil no trânsito conturbado das grandes cidades, além da facilidade em encontrar uma vaga para estacioná-lo.
Ao lado disso, dependendo de quão leve possa ser seu pé direito, ele se torna um campeão de economia. A título de curiosidade, num domingo pela manhã, com trânsito tranquilo e fluindo bem, observando rigorosamente os limites de velocidade existentes em São Paulo, e colocando, sempre que possível, o câmbio em ponto morto, obtivemos a incrível marca de 14,9 km/l, coisa que, obviamente, é impossível de se obter em condições normais.
A versão de entrada deste Up! TSi, denominada Move custa R$ 43.490. Depois, já mais equipadas, temos as versões Cross (47.030), High (48.040), Black/White/Red (48.690) e o tope, Speed (49.900). Além disso existem acessórios que aumentam ainda estes preços.

etanolgasolinatrânsitotransmissão automáticaturboUp! TSiVolkswagen
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Rossi, o rei da chuva !
Próximo
Corinthians totalmente focado no Brasileiro

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência