Como frequentemente acontece no verão inglês, a chuva se fez presente em Silverstone domingo, e nos brindou com uma excepcional atuação do campeonissimo Valentino Rossi, que sustentou uma acirrada luta com Marc Marquez, até que este caiu e deixou total tranquilidade ao piloto italiano para alcançar a 112.a vitória de sua carreira. Repetindo, aliás, o triunfo que conquistara dez anos atrás nessa mesma pista e abrindo 12 pontos de vantagem sobre Jorge Lorenzo na luta pelo título, no momento em que Marquez, detentor do título, parece ter dado adeus ao sonho de alcançar os dois pilotos da Yamaha.
A corrida, disputada sob chuva, viu Rossi largando em quarto (Marquez era o pole e Lorenzo o segundo) mas logo perseguindo os primeiros, escalando posições até superar Marquez e assumir a liderança. Daí para a frente assistimos a uma aula de pilotagem sob chuva, com Marquez jamais dando a impressão de que conseguiria superar Rossi mas perseguindo-o sempre muito de perto, até cair e deixar tranquilo Rossi, que então se limitou a controlar a chaga da dupla da Ducati, com Petrucci e Dovizioso em luta acirrradíssima para definir o segundo lugar. Nesta luta particular entre os dois pilotos italianos acabou levando a melhor Petrucci, no primeiro pódio de sua carreira, embora sua Ducati fosse de uma equipe privada, contra a moto oficial de Dovizioso.
Lorenzo, que brilhara sobremaneira nos treinos e conquistara uma boa dose de favoritismo, não se encontrou na chuva e jamais deu a impressão de poder manter o mesmo ritmo de Rossi e Marquez, propiciando um duro golpe na sua confiança de poder lutar, com vantagem, pelo título desta temporada. Confiança, pelo contrário, que sobra em Valentino Rossi e que, dependendo do que acontecerá daqui a duas semanas no circuito italiano de Mugello, poderá ainda aumentar e lançar Rossi rumo à conquista daquele que seria seu 10º título mundial.
O que é certo é que a MotoGP está mais sensacional do que nunca…