Definitivamente o espanhol Marc Marquez, atual bi-campeão da MotoGP, é o rei dos Estados Unidos : lá venceu nada menos que 8 vezes, nos mais diversos circuitos. Neste domingo largava na pole, perdeu logo a posição para Lorenzo mas perseguiu o piloto da Yamaha até 3 voltas do fim, quando conseguiu ultrapassá-lo e voar para sua 48.a vitória. A luta entre os dois foi um dos pontos altos do GP dos Estados Unidos, realizado em Indianapolis, o outro sendo encontrado na luta opondo também um piloto Honda, o espanhol Pedrosa e o líder do campeonato, o italiano Rossi, com sua Yamaha.
Rossi largou apenas em 8º, mas conseguiu uma excepcional recuperação, já que esteve a quase 1″8 de Pedrosa, grudou na traseira de Pedrosa, conseguiu ultrapassá-lo, foi depois ultrapassado mas ainda conseguiu recuperar o 3º lugar, que lhe valeu subir ao pódio pela décima-quarta vez consecutiva.
Mais que do que isso, lhe permitiu perder apenas 4 pontos para Lorenzo, conservando a liderança do campeonato, com 9 pontos de vantagem sobre Lorenzo. Uma vantagem que deixa prever uma luta acirradíssima pelo título, uma luta que irá até o derradeiro GP, sem qualquer possibilidade de prognóstico. E , nessa luta, também Marquez, que está agora a 56 pontos de Rossi, tem a esperança de poder intrometer-se, embora, racionalmente, seja extremamente improvável que isso aconteça, já que são dois os adversários que teria que superar.
O Mundial terá seqüência no próximo fim de semana, agora de volta à Europa, com o GP da República Checa. E certamente as emoções continuarão…