Costumam dizer que em clássicos não há favoritos, o que eu considero como um equívoco, pois em minha concepção o favoritismo existe, mas a lógica não.
Amanhã teremos o saudoso Majestoso no estádio do Morumbi. Nessa partida, o Corinthians jogará com um leve favoritismo ao seu lado em função do bom momento no Campeonato Brasileiro e por ter um esquema já definido. Além disso, o São Paulo perde bastante no ataque, pois Alexandre Pato, que é o responsável por 32% dos gols tricolores e vice-artilheiro da competição, estará de fora por força contratual; sem contar Rodrigo Caio, uma válvula de escape do sistema de Osorio.
Neste pré-jogo, vemos um grande contraste entre os dois times. Uma equipe tem a defesa mais sólida da competição, enquanto a outra possui uma zaga que ainda procura transmitir segurança para o torcedor. Esse aspecto será grande diferencial no duelo, tendo em vista que os ataques terão um equilíbrio maior.
O que contribui fortemente para os gols do Corinthians é o meio de campo, um dos melhores do torneio. Para amanhã, Renato Augusto ainda é dúvida, mas a definida mudança alvinegra se dá pela entrada de Luciano na vaga de Vágner Love. Já pelo lado tricolor, tendo em vista que não poderá contar com Rodrigo Caio, possivelmente Osorio esquematizará sua equipe num 4-3-3, o que também dá indícios da entrada de Luís Fabiano entre os titulares. Além disso, nunca vi alguém conseguir um efeito suspensivo em penas de dois jogos, fato que aponta certo apoio são-paulino nos bastidores.
Por fim, como mandante, o São Paulo tem ótimo retrospecto (seis vitórias e dois empates), enquanto o Corinthians, como visitante, também não tem desempenho ruim (três vitórias, três empates e duas derrotas).