No trânsito conturbado das grandes cidades, cada vez mais é necessário ter um carro ágil, de dimensões não excessivas. Por outro lado, é sabido que as montadoras estão, a cada nova série, aumentando o tamanho de seus veículos. É suficiente comparar um Golf GTi de hoje com seu antecessor do século passado, para ter isso bem em mente.
Na Honda certamente pensaram nisso quando decidiram lançar o City, um carro médio que ocupa menos lugar que o Civic, naturalmente custa menos, e apresenta várias soluções inteligentes. A começar por seu tamanho, que o torna ideal não apenas para rodar nas metrópoles como para viajar e continuando com o câmbio CVT (iniciais da definição inglesa de transmissão continuamente variável), a solução mais racional para quem deseja uma transmissão automática pois seu funcionamento é baseado num principio bem simples. Desde sua idealização, pelos irmãos holandeses Hub e Wim Van Doorne, com dois cones contrapostos e ligados por uma correia que desliza axialmente de forma a transmitir o movimento do motor às rodas com infinitas variações de relações, este sistema foi sendo aperfeiçoado. E hoje, graças sobretudo aos técnicos japoneses, atingiu um elevado grau de confiabilidade e aplicações.
Para o motorista, a impressão é estar dirigindo um carro elétrico, sem qualquer sinal de troca de marcha. Isso, por sinal, tem incomodado a vários usuários, tanto que os técnicos resolveram incluir um engodo eletrônico que simula a troca de marcha, e os responsáveis pela Honda falam então em câmbio de 7 marchas. Coisa que, para quem conhece o funcionamento do CVT, beira o ridículo e mais parece um conto de Papai Noel para crianças.
De qualquer forma, essa transmissão CVT funciona, e o faz de forma perfeita, sendo um dos pontos altos, no item inteligência, deste City que, nos demais aspectos, é um carro muito bem acertado.
Tem boa potência, estabilidade além do necessário para um carro com pretensões turísticas, boa habitabilidade e visibilidade, consumo à altura das expectativas e um design que agrada a muitos. Em suma, é um carro inteligente…
Honda City, um carro inteligente
Anterior