Luis Enrique pagou caro no duelo frente ao Athletic Bilbao pela Supercopa da Espanha. O treinador mesclou o time entre titulares absolutos e reservas em função do desgaste físico dos atletas, que sofrem com as longas viagens da pré-temporada. Além do fato de as mudanças iniciais interferirem bastante no resultado final, o técnico hesitou bastante em suas alterações no decorrer da partida; mas o 4-0 não deve ser justificado apenas por isso.
A defesa catalã era para quem tinha coração forte. Luis Enrique usou um sistema de marcação totalmente configurado, que possuía peças sem entrosamento, pois todo o meio de campo reserva e a zaga mal jogaram juntos nesse período de preparação. Ademais, erros individuais contribuíram para que o placar terminasse assim, como o penal cometido por Daniel Alves e a atuação ruim de Sergi Roberto — especialmente no segundo gol —, além de todas as falhas de posicionamento da primeira linha de quatro. Em suma, a defesa foi catastrófica.
Na próxima segunda, dia 17, acontecerá o jogo da volta, no Camp Nou. Luis Enrique está confiante que o Barcelona pode marcar cinco vezes. Eu não acho impossível. O problema é se sofrer apenas um gol, o que parece provável, tendo em vista as últimas apresentações da zaga nessa pré-temporada.