O Corinthians terminou a primeira metade do Campeonato Brasileiro na liderança. A partida diante do Avaí, nos deu grande prova de como os Jogos Pan-Americanos fizeram bem a Luciano, que em três jogos marcou cinco gols. O jovem atacante se destacou na seleção de base e ganhou espaço na equipe de Tite. Hoje, o ataque alvinegro tem mais movimentação, velocidade e qualidade para finalizar.
A etapa inicial pode ser dividida em três partes: no começo, um jogo morno e equilibrado; na metade, o Corinthians deu espaço para o adversário e, a partir de uma falha de posicionamento, sofreu o gol; no fim, era importante que fosse para o intervalo com o placar igualado, então buscou o gol e conseguiu empatar com um golaço de Luciano.
Na segunda etapa, o Corinthians quase virou no início. Aí jogo foi melhorando e passou a ser mais aberto e agradável. Além disso, algo que me chamou bastante a atenção pelo lado alvinegro estava na ala esquerda: Guilherme Arana. Eu tinha como base do garoto apenas o futebol que vi na última Copinha. Diante de Sport e Avaí, o lateral atuava com bastante liberdade para atacar e, quando se sentia solto, criava boas chances de perigo. Vejo, desse modo, que a diretoria deve ter um olhar especial com respeito ao futuro do atleta.
Se o primeiro tempo do Corinthians foi apagado, deve-se à falta de Renato Augusto entre os titulares. Era através de Jádson que a bola chegava em melhor condição ao ataque. Mas, além do camisa dez, outro atleta teve grande destaque nesta tarde. Cássio, nos minutos finais, protagonizou uma “ponte” monumental e uma calorosa sequência de defesas; salvou o Timão de um possível empate e o deixou com folga na ponta da tabela. Todavia, todos os holofotes estiveram apontados para Luciano, que foi premiado aos 41′ com mais um golaço.