Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Como muda a largada na F1

por Claudio Carsughi 19/08/2015
por Claudio Carsughi 19/08/2015
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
GP UNGHERIA F1/2015 - BUDAPEST 26/07/15 © FOTO STUDIO COLOMBO PER PIRELLI MEDIA (© COPYRIGHT FREE)

GP UNGHERIA F1/2015 – BUDAPEST 26/07/15
© FOTO STUDIO COLOMBO PER PIRELLI MEDIA (© COPYRIGHT FREE)

A partir do GP da Bélgica, em programa domingo, a largada não será mais algo regido apenas por uma programação eletrônica mas terá a decisiva participação do piloto. Ele deverá decidir o momento exato de soltar a embreagem e acelerar, procurando evitar que as rodas patinem. E aí poderemos realmente dizer que tal piloto largou muito bem, ou que outro largou mal.
O que acontecia até agora – e foi, por exemplo, evidente no último GP, o da Hungria, com as Ferrari logo pulando à frente das Mercedes, embora estas largassem na primeira fila – é facilmente explicável.
Havia, entre outros, um procedimento eletrônico, denominado “bite-point finder”, que determinava o exato momento em que a embreagem soltava e o motor era acelerado a fundo. Isto era obtido através uma série de testes que os pilotos executavam no fim de semana, simulando uma largada, permitindo então ao sistema (levando em conta, por exemplo, a aderência do piso e a temperatura do solo) determinar, com a máxima precisão, o momento em que a embreagem soltaria.
A partir de domingo, todas essas operações de cálculo prévio deverão ser executadas até o momento em que o carro sair do box após o sinal de pit-lane aberta. Isto acontece, por regulamento, exatamente 30 minutos antes do início da volta de apresentação.
E não mais poderá ser mudado por ordem box, antes da largada. Aliás, somente poderá sê-lo, de forma manual, pelo próprio piloto, e assim mesmo somente após completada a primeira volta da corrida, em função do primeiro pit-stop programado.
Em minha opinião, as largadas ficarão bem mais interessantes…

bite-point finderboxFerrariFórmula 1largadaMercedesmudançaRed Bulltecnologia
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Depay, para a alegria de Van Gaal
Próximo
Raikkonen mais um ano na Ferrari

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?