O volante, a meu ver, tem o papel mais importante de um time. E só percebemos isso quando ele faz falta em alguma partida, como aconteceu com a equipe de Marcelo Oliveira.
Quando o Verdão contava com Gabriel, teve seis vitórias e um empate; sem o volante, uma terrível sequência de três derrotas, que tiraram o alviverde do G-4 e o puseram na oitava colocação. O poderio de marcação do Palmeiras despencou, assim como a saída de bola do time, visto que o jovem de 23 anos é o segundo maior passador e desarmador da equipe, ficando atrás de Egídio nos dois quesitos. Contudo, na função de atuar pelo meio do campo ditando o ritmo do Palestra, ninguém faz isso a altura de Gabriel no elenco de Marcelo Oliveira; porém, na última rodada, frente ao Flamengo, o treinador fez com que o modo de marcação do Palmeiras fosse por meio de encaixes, ou seja, tinha boa cobertura da dupla Arouca e Andrei Girotto — este o suplente do camisa dezoito — e alta intensidade defensiva, o que dificultou bastante as infiltrações do Rubro-negro na intermediária adversária, ainda na etapa inicial.
Na etapa complementar veio uma grande preocupação. Quando Cristóvão Borges realizou mudanças em sua equipe, alterando o esquema do 4-2-3-1 para o 4-4-2, Arouca e Andrei Girotto acabavam se perdendo na partida, sem saber quem marcar diante de muita movimentação do oponente. A soma das configurações do treinador carioca com as falhas dos volantes paulistas, acabou resultando na virada do Flamengo.
Até aí, a partida estava nos 12′ da etapa final, mas é o bastante para provar que Marcelo Oliveira parece ter encontrado a solução para a carência de Gabriel, embora ainda precise trabalhar bastante nela, especialmente se tratando de marcação. Com respeito à saída de bola da equipe, Arouca faz isso com muita qualidade, recuando mais e armando bem o time. Ademais, quando o Palmeiras conta com seu volante titular, acaba tendo mais posse de bola e controle do meio de campo, conseguindo barrar os contragolpes do adversário com sua marcação adiantada e, acima de tudo, com entrosamento.