A Ford apresentou, nestes dias, uma nova versão de seu Focus quatro portas, denominado agora “Fastback”, para tentar ganhar um espaço maior no mercado de sedãs médios, visando sobretudo o espaço perdido, neste mesmo mercado, pelo rival Cruze da GM.
Para ter êxito nesta empreitada, a Ford manteve os mesmos preços, que começam em R$ 77.900 na versão de entrada, denominada SE, e vão até R$ 96.900 na de topo, chamada Titanium Plus, e introduziu alguns interessantes equipamentos que permitem ao carro uma clara evolução em termos de conforto e segurança. Assim temos um controle de estabilidade preventivo, que entra em ação tão logo (a demora se mede em milésimos de segundo) o carro comece a requerer uma correção de rota. Como novidade existe um aviso de pressão baixa de pneus, possibilitando ao motorista intervir antes de se encontrar com um pneu vazio e novos revestimentos acústicos, diminuindo o nível de ruído percebido internamente (coisa que também se deve à escolha dos pneus Michelin).
Tivemos ainda a introdução de uma nova calibragem da suspensão e da direção elétrica, aperfeiçoamentos do perfil aerodinâmico que, unidos à injeção direta de combustível, permitiram à Ford anunciar uma economia de combustível que pode chegar até 8,2%.
Em relação específica aos air-bags, seu número depende da versão ser mais ou menos luxuosa, na de tope contando com 6. E a isto se soma o assistente de frenagem autônomo, que para o Focus, quando em velocidade igual ou inferior a 20 km/h, se o carro que vai à sua frente parar repentinamente.
Além disso existe a possibilidade de estacionar automaticamente o Focus, tanto em vagas paralelas como perpendiculares, o que deverá ser particularmente apreciado por motoristas que encontram dificuldade em colocar seu carro numa vaga qualquer.
Rodando, este Focus apresentou boa capacidade de absorção das pequenas imperfeições do solo, positiva resposta às solicitações do acelerador (mérito dos seus 178 cv de potência e positiva curva de torque), relação de marchas acertadas, auxiliadas pelo câmbio automático de 6 velocidades seqüênciais com dupla embreagem, e bom conforto geral.
Isso tudo, visto e conferido nas boas estradas asfaltadas da cidade gaúcha de Gramado e seus arredores. Resta agora ver como vai se sair de seu maior desafio: o fora-de-estrada representado pelas ruas e avenidas de São Paulo.
Tão logo tenhamos o carro à disposição para este teste, voltaremos ao assunto…
Um Focus renovado; chegou o Sedan
Anterior