Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Novo Uno, um carro bem resolvido

por Claudio Carsughi 29/06/2015
por Claudio Carsughi 29/06/2015
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

uno_way_014
Ao lançar o Novo Uno, a Fiat conseguiu unir o tradicional à modernidade, com um produto que tem tudo para agradar ao grande público. E suas marcas de vendas confirmam amplamente este julgamento inicial.
O Novo Uno se destaca, por fora, por seu design. E aqui estamos num terreno amplamente polêmico embora, como já afirmavam nossos antepassados, “gostos não se discutem”. Eu gosto, a união de um desenho quadrado com superfícies curvas resultou num conjunto que inspira de um lado, robustez e de outro, modernidade, numa quebra de padrões tradicionais. E não é por acaso que a Panda, um dos “best-sellers” da Fiat na Europa, lhe assemelhe bastante.
uno_way_021
Por dentro, o carro apresenta uma série de requintes que não são normalmente encontrados em veículos dessa faixa de preços, como, por exemplo, o espelho retrovisor direito que se inclina para baixo ao ser engatada a ré, de forma a facilitar a visibilidade do motorista. Ou o espelho suplementar, inclinável em várias posições, que permite manter sob controle o que acontece no banco traseiro. Um detalhe que as mamães certamente apreciarão bastante. Da mesma forma deve-se lembrar a câmara de ré, que mostra no espelho central a área onde o carro está se movimentando, como outro detalhe ausente na absoluta maioria de carros populares.

Do ponto de vista mecânico esse Novo Uno, na versão Evolution, apresenta uma grande novidade: o sistema “Start&Stop”. Trata-se de um dispositivo, inédito no Brasil para carros pequenos e médios, que desliga o motor quando o carro se encontra parado (por exemplo, num congestionamento) e o religa automaticamente ao ser apertado o pedal da embreagem para engatar novamente a primeira. Este dispositivo permite comprovadamente economizar até 20% de combustível e, consequentemente, reduz o índice de poluição, neste caso medido em ótimos 96 g/km, número de fazer inveja em qualquer lugar do mundo.
No resto, o motor é o tradicional 1.4 de 8 válvulas, que fornece 88 cv a 5.750 rpm com uma interessante curva de torque, cujo pico atinge 12,5 mkgf a 3.500 rpm. Como resultado, temos um carro de respostas prontas e bastante elástico em seu fornecimento de potência, auxiliado por um bom câmbio mecânico de 5 marchas bem escalonadas.
Os demais detalhes, como estabilidade e conforto, por exemplo, são bem balanceados, tornando o carro apto a enfrentar o fora-de-estrada das ruas de São Paulo sem, para isso, tornar-se inseguro em alta velocidade. Mérito de uma suspensão bem calibrada que constitui um dos pontos altos do Novo Uno.
uno_way_027
Existe ainda uma versão, denominada Way, que pode oferecer câmbio automatizado (opcional que custa 3.129 reais) e acionamento através de botões no console ou as já conhecidas aletas atrás do volante, a da direita para subir as marchas e a da esquerda para reduzí-las, que poderá agradar aos que não apreciam o tradicional câmbio mecânico. A primeira impressão, ao sentar no banco do motorista, é de surpresa, pela total ausência de qualquer alavanca, maior ou menor que seja, para a troca de marchas, mas logo as pessoas se acostumam à novidade.
uno_way_028
Em suma, seja qual for a versão escolhida e os números de opcionais incluídos, o Novo Uno é sempre um carro muito agradável, que não reserva nenhuma surpresa a seu motorista.

acessóriosaletasFiatNovo Unostart 7 stopway
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
O trabalho que espera Osório
Próximo
Versão limitada da CBR1000RR chega ao mercado

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência