Ao lançar o Novo Uno, a Fiat conseguiu unir o tradicional à modernidade, com um produto que tem tudo para agradar ao grande público. E suas marcas de vendas confirmam amplamente este julgamento inicial.
O Novo Uno se destaca, por fora, por seu design. E aqui estamos num terreno amplamente polêmico embora, como já afirmavam nossos antepassados, “gostos não se discutem”. Eu gosto, a união de um desenho quadrado com superfícies curvas resultou num conjunto que inspira de um lado, robustez e de outro, modernidade, numa quebra de padrões tradicionais. E não é por acaso que a Panda, um dos “best-sellers” da Fiat na Europa, lhe assemelhe bastante.
Por dentro, o carro apresenta uma série de requintes que não são normalmente encontrados em veículos dessa faixa de preços, como, por exemplo, o espelho retrovisor direito que se inclina para baixo ao ser engatada a ré, de forma a facilitar a visibilidade do motorista. Ou o espelho suplementar, inclinável em várias posições, que permite manter sob controle o que acontece no banco traseiro. Um detalhe que as mamães certamente apreciarão bastante. Da mesma forma deve-se lembrar a câmara de ré, que mostra no espelho central a área onde o carro está se movimentando, como outro detalhe ausente na absoluta maioria de carros populares.
Do ponto de vista mecânico esse Novo Uno, na versão Evolution, apresenta uma grande novidade: o sistema “Start&Stop”. Trata-se de um dispositivo, inédito no Brasil para carros pequenos e médios, que desliga o motor quando o carro se encontra parado (por exemplo, num congestionamento) e o religa automaticamente ao ser apertado o pedal da embreagem para engatar novamente a primeira. Este dispositivo permite comprovadamente economizar até 20% de combustível e, consequentemente, reduz o índice de poluição, neste caso medido em ótimos 96 g/km, número de fazer inveja em qualquer lugar do mundo.
No resto, o motor é o tradicional 1.4 de 8 válvulas, que fornece 88 cv a 5.750 rpm com uma interessante curva de torque, cujo pico atinge 12,5 mkgf a 3.500 rpm. Como resultado, temos um carro de respostas prontas e bastante elástico em seu fornecimento de potência, auxiliado por um bom câmbio mecânico de 5 marchas bem escalonadas.
Os demais detalhes, como estabilidade e conforto, por exemplo, são bem balanceados, tornando o carro apto a enfrentar o fora-de-estrada das ruas de São Paulo sem, para isso, tornar-se inseguro em alta velocidade. Mérito de uma suspensão bem calibrada que constitui um dos pontos altos do Novo Uno.
Existe ainda uma versão, denominada Way, que pode oferecer câmbio automatizado (opcional que custa 3.129 reais) e acionamento através de botões no console ou as já conhecidas aletas atrás do volante, a da direita para subir as marchas e a da esquerda para reduzí-las, que poderá agradar aos que não apreciam o tradicional câmbio mecânico. A primeira impressão, ao sentar no banco do motorista, é de surpresa, pela total ausência de qualquer alavanca, maior ou menor que seja, para a troca de marchas, mas logo as pessoas se acostumam à novidade.
Em suma, seja qual for a versão escolhida e os números de opcionais incluídos, o Novo Uno é sempre um carro muito agradável, que não reserva nenhuma surpresa a seu motorista.