A decisão da Conmebol, suspendendo Neymar por 4 jogos e Bocca por 2, tem uma clara leitura de bastidores. A entidade, atingida diretamente pelo furacão que está varrendo a FIFA, quis mostrar ao mundo que as coisas mudaram, e que agora ela virou uma entidade séria, acima de qualquer suspeita.
Assim Neymar, culpado por ter atingido Armero com uma bolada e depois ter dado uma cabeçada em Murillo, foi suspenso por 4 jogos enquanto Bacca, pelo empurrão em Neymar, levou 2 jogos de suspensão.
Claramente, tempos atrás, tudo teria acabado em pizza. Neymar e Bacca teriam sido suspensos por 1 jogo, e ambos, dependendo da classificação de suas seleções, teriam podido atuar já nas quartas de final desta Copa América. Mas o cartola argentino Grondona já morreu, o paraguaio Leoz está mais sujo que pau de galinheiro, outros cartolas estão morrendo de medo, vendo o fantasma da prisão em seus pesadelos, e assim a decisão de mudar clamorosamente de rota é por demais explicável e coerente com o momento que a entidade está vivendo. Claramente a CBF vai apresentar recurso, a federação da Colômbia talvez faça o mesmo, e assim sábado poderemos ter alguma outra surpresa…