Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Michelin apresenta pneu de uso misto

por Claudio Carsughi 16/06/2015
por Claudio Carsughi 16/06/2015
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Por Claudia Carsughi

LTX Force 2
A Michelin apresentou recentemente à imprensa especializada seu mais novo pneu, o LTX Force, um pneu de uso misto, que serve tanto para uso em terra como em asfalto. Nos últimos 10 anos, o mercado de SUV´se picapes foi o que mais cresceu, em função do crescimento do agronegócio e das necessidades urbanas.
Para mostrar a que veio, colocou seu produto em uso no autódromo da cidade de Buenos Aires,Argentina, proporcionando o teste de seus atributos na pista e também num pequeno circuito off road. O pneu passou por buracos, terra seca, terra molhada, pedras, sem que se perdesse a estabilidade ao dirigir.
O fabricante indica que seu pneu dura 35% mais que os concorrentes.
Na pista, foi feita uma prova de frenagem com o LTX force e com um concorrente sorteado na hora, o Bridgestone e verificou-se que o primeiro freia 2 metros antes, exatamente nas mesmas condições.

LTX FORCE

A prova mais interessante em minha opinião foi na pista molhada, simulando uma situação de aquaplanagem, onde também um concorrente foi sorteado, nesse caso, um pneu Good Year.
As picapes, pilotadas por profissionais, passaram pela primeira vez numa curva em velocidade constante de 60 km/h e nada aconteceu.
Num segundo momento, o teste foi realizar a mesma curva cheia de água a 80 km/h e o pneu concorrente “saiu de lado”, continuando a tangente da curva, necessitando de imediata correção do sentido, enquanto o pneu LTX force, fez a curva normalmente sem sair dela.
Isso acontece devido à tecnologia que foi aplicada à confecção das ranhuras do pneu, formando um “desenho” que permite um escoamento mais eficiente da água.
Claro que em velocidades maiores, todos devem ter cuidado ao trafegar em pistas molhadas, pois nem sempre se tem condições de corrigir o traçado sem causar nenhum acidente.
A aquaplanagem ocorre quando a pressão que a água exerce sobre o pneu é maior que a pressão interna do mesmo, fazendo com que ele perca aderência ao solo.
Para o uso diário de qualquer carro portanto, recomenda-se que se chover forte, não ultrapassar a velocidade de 60 Km/h.

BrigestoneGoodyearLTX ForceMichelinPicapePneuSUV
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
O processo para reconstruir a imagem brasileira é longo
Próximo
Nada definido no Grupo B

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência