A reação de Jorge Lorenzo, após um começo de mundial incerto, continua de forma avassaladora e o coloca, em minha opinião, como o grande favorito para a conquista do título. Com a vitória de ponta a ponta no GP da Espanha, no circuito de Montmeló, ele chegou a apenas um ponto de distância do líder do Mundial, seu companheiro de equipe Valentino Rossi. E, além disso, obteve seu quarto triunfo seguido (coisa que ele jamais conseguira antes), somou 37 vitórias na categoria máxima do motociclismo mundial e alcançou Hailwood na classificação dos maiores vencedores de todos os tempos.
Valentino Rossi bem que tentou lutar com ele, mas, largando em 7° lugar, dificilmente conseguiria alcançá-lo e pagou, uma vez mais, por uma má colocação no grid, já que as motos são iguais. Conservou pela mínima diferença a liderança do Mundial mas tudo leva a crer que Lorenzo vá ultrapassa-lo no próximo GP.
Dito isto, deve-se analisar a conduta do atual campeão, Marc Marquez que, com sua Honda, teve uma vez mais de lutar no limite, e mais uma vez acabou caindo, ao atrasar demasiadamente frenagem na curva 10, ir para a brita e jogar fora outro um GP. Agora, com um atraso de 74 pontos para Rossi e 73 para Lorenzo, suas chances de título são apenas e tão somente matemáticas, enquanto seu companheiro de equipe Pedrosa, conquistando o terceiro lugar, conseguiu salvar o dia para a Honda. Como fez Iannoni para a Ducati, com seu quarto lugar.