Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Hoje o torcedor palmeirense recebeu uma notícia ruim: Dudu ficará seis meses longe dos gramados em razão daquele empurrão sobre o árbitro que apitava a final do Campeonato Paulista. O rigoroso TJD-SP absolveu o camisa 7 alviverde pelos xingamentos relatados na súmula contra Ceretta; mas em compensação decretou, com unanimidade, nada mais do que cento e oitenta dias — e não jogos — de gancho. A defesa até tentou argumentar usando como exemplo o ocorrido com Petros, que recebera a mesma pena do palmeirense, porém a do corintiano fora reduzida para apenas três partidas.
Assim, o técnico Oswaldo de Oliveira perde uma importante peça para os seus desenhos táticos, visto que o Palmeiras abusava da velocidade do avante pelo lado esquerdo. Não terá a mesma força e agilidade pelas pontas e, dessa forma, buscará recursos pelo meio, apostando na qualidade técnica de Valdívia, Robinho e Cleiton Xavier.
Para o torcedor são paulino, a notícia que se diz repeito a aposentadoria de Rogério Ceni já era esperada. Todavia, os planos do Tricolor era de chegar com um bom ambiente no momento em que isso ocorresse. Não é isso que estou prevendo para agosto e é de se esperar que a situação mude logo. O São Paulo é uma equipe que sabe jogar apenas em casa; foi eliminado da Libertadores no Mineirão e perdeu para a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, ambos de forma vexatória.
Em agosto termina o contrato do arqueiro e há a possibilidade do ídolo deixar o clube em um momento complicado. Se isso acontecer, o São Paulo perderá mais de 50% do clube, porque não terá mais referência, liderança.. não terá mais Rogério, que insubstituível, e entrará em uma situação ainda mais delicada. Esperamos que o ambiente são paulino melhore e que o time possa conquistar bons resultados com dignas apresentações, dentro e fora de casa.