Exatamente 65 anos atrás, no dia 13 de maio de 1950, o Campeonato Mundial de Formula 1 teve seu início. Foi no circuito inglês de Silverstone, utilizando parte do antigo aeroporto militar, que alinharam 21 carros, com total destaque para o esquadrão da Alfa Romeo. Este, que venceria todas as 6 provas a serem realizadas (a sétima, as 5oo Milhas de Indianapolis figurava no calendário apenas na vã tentativa de atrair para a F1 os norte-americanos) tinha como destaque os “Três F”, as iniciais de Farina(que se sagraria campeão), Fangio e Fagioli.
Para este GP da Grã Bretanha, a equipe Alfa Romeo foi completada com o piloto britânico Parnell e os quatro carros italianos monopolizaram toda a primeira fila, após terem dominado os treinos. Na corrida, um problema mecânico alijou Fangio, mas assim mesmo a Alfa Romeo ficou com todo o pódio, sendo vencedor Farina, seguido por Fagioli e Parnell. Farina, que fizera a pole, ficou ainda com a primazia da volta mais rápida à velocidade (sensacional para a época) de 152,983 km/h.
Como curiosidade vale lembrar que, dos 21 que largaram, somente 12 se classificaram. E a Ferrari viria a estrear no campeonato apenas no GP seguinte, o de Monaco, a 21 de maio do mesmo ano.
Quanto ao regulamento, eram admitidos carros com motor de 1.500 cm³ com compressor (como o da Alfa Romeo) e 4.500 cm³ sem compressor.