Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Hoje, as 22hs, a capital paulista poderá perder um time para a Serie A do Paulistão do próximo ano. Com todos os clubes grandes classificados, a modesta Portuguesa terá a difícil missão de passar pelo São Paulo na última rodada do estadual, buscando manter-se na elite do torneio.
Ocupando a décima oitava colocação da classificação geral e empatada em número de pontos com Linense e Capivariano, que disputarão uma vaga na primeira divisão diante de Red Bull Brasil e Ponte Preta, respectivamente, a Lusa não terá pela frente uma missão impossível, visto que as duas equipes de Campinas já estão classificadas e procuram manter estabilidade para chegar à fase de mata-mata embalados; todavia, além de ter dependência de resultados exteriores, confrontará o São Paulo, que também entrará em campo com esse intuito, brigando pela terceira colocação da classificação geral e, assim, dificultando ainda mais a situação lusitana. Já na parte de cima, XV de Piracicaba e Penapolense brigam por apenas uma vaga para as quartas.
Com relação aos grandes, há um fator determinante que define o mandante das fase de mata-mata: os primeiros colocados de cada grupo decidem em casa. No regulamento elaborado pela Federação Paulista de Futebol, há uma prévia alegando que, caso três times da cidade de São Paulo classifiquem em primeiro lugar de seus grupos, o pior deles terá de jogar na casa do adversário. A regra é polêmica e existem tentativas de acomodar os três jogos em datas diferentes, mas nada está definido ainda em razão da TV poder interferir. Nessa disputa, portanto, terminar a primeira fase na terceira colocação pode ser arriscado para Palmeiras ou São Paulo.