Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Ferrari!

por Claudio Carsughi 29/03/2015
por Claudio Carsughi 29/03/2015
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

 

 

vettel

por Claudio Carsughi

Do ovo de Pàscoa, que chegou uma semana antes, saiu uma clamorosa
surpresa : Vettel, em sua segunda corrida pela Ferrari, venceu o GP da
Malasia, à frente da favorita dupla da Mercedes, com Hamilton segundo e
Rosberg terceiro.
O desfecho da prova, que teve lances sensacionais, não pode ser
debitado somente à tática de box, com Vettel optando por duas paradas
enquanto os pilotos Mercedes fizeram três. Mas obedeceu a uma
inesperada superioridade, em termos de desempenho, da Ferrari, coisa
que foi claramente vista após o derradeiro pit-stop de ambos. Aí, na
volta numero 38, Vettel tinha 13″7 de vantagem sobre Hamilton e ambos
utilizavam o mesmo tipo de pneus, tornando válida a comparação.

Hamilton e vettel malasia
Enquanto ano passado Hamilton teria alcançado e superado facilmente seu
adversário, em poucas voltas, agora o atual campeão mundial não
conseguiu, em momento algum, fazer o mesmo e Vettel pôde manter
tranquilamente sua vantagem até a bandeirada final.
A inesperada superioridade da Ferrari foi realçada pelo quarto lugar de
Raikkonen que, embora largando em 11º lugar e sendo logo obrigado a
voltar ao box, após ser atingido por trás pela Sauber de Nasr, pelo
furo de um pneu, teve uma esplêndida reação e acabou conquistando um
quarto lugar que, em condições normais, seria um pódio. A comparação de
sua corrida com a de Rosberg, autoriza esta interpretação e mostra, sob
outro ângulo, a superioridade da Ferrari neste GP da Malasia que
assinalou, após quase dois anos, sua volta ao degrau mais alto do
pódio. A vitória anterior, com efeito, tinha sido obra de Alonso, no
GP da Espanha de 2013.
Naturalmente não se deve pensar que, como num passe de mágica, a
Ferrari já esteja em condições de encarar a Mercedes e, como deixou
claro o ds Arrivabene, a meta de vencer 2 GPs nesta temporada continua
de pé. A Ferrari tem ainda muito trabalho pela frente e a
obrigatoriedade de manter um “low profile”, mas não há como negar q
que o trabalho de total renovação teve um bom começo, com Vettel terceiro na abertura do campeonato na Australia e agora vencedor na Malásia. E, para reforçar isto, o bom desempenho, embora com certa dose de falta de
sorte, de seu companheiro Raikkonen que fez por merecer resultados bem
melhores dos alcançados nestas duas provas iniciais do campeonato.
Dito isto, vale ressaltar que Hamilton continua, em minha opinião,
sendo o favorito na luta ao título e a Mercedes a mais cotada para
levar a Taça dos Construtores. Isto, aliás, com uma clara definição de
papéis na equipe, onde Hamilton é o nº 1 e Rosberg seu fiel escudeiro,
um pouco como acontecia na época da dupla Senna – Berger.

Massa malasia
Entre os demais foi muito interessante a luta interna na Williams, com
Massa obtendo um brilhante 6º lugar, enquanto o outro brasileiro, Nasr,
prejudicado pelo toque em Raikkonen que lhe danificou a asa dianteira,
teve que se contentar com o 12º lugar. De qualquer forma, para um
estreante, trata-se de um começo de campeonato totalmente positivo.
Nas notas negativas, as dificuldades da equipe McLaren-Honda em ter um
carro ao menos parcialmente competitivo, mesmo com a estréia de Alonso
após seu acidente. Coisa, contudo, que não me surpreende e era
amplamente esperada, pois na F1 ninguém faz milagres.

Nasr Malasia

felipe nasrFerrariGPHamiltonMalasiaMassaVettel
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Nova mostra de Arte em São Paulo: “7Even: sete dias de arte”
Próximo
O Brasil está pronto para a Copa América

Você também pode gostar...

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3