Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
O fim de semana nos proporcionará uma série de clássicos estaduais pelo Brasil. No Rio de Janeiro, o Fluminense encara o Vasco, no Engenhão; enquanto, em Minas, o Atlético enfrenta o América, no Independência; e aqui em São Paulo, o dérbi será entre Portuguesa e Santos, no Pacaembu.
Para o clássico paulista, o Peixe entrará em campo com o seu tradicional 4-2-3-1, que muitas vezes forma duas linhas de quatro jogando de maneira reativa e apostando em Lucas Lima organizando o jogo e a velocidade dos ponteiros em conjunto com os laterais, sendo que Geuvânio – a meu ver um dos que mais sem destacaram até agora no torneio – e Victor Ferraz são uma grande potência do ataque santista.
O Santos, em meio a tantos problemas financeiros, se reconstruiu bem para essa temporada. Tem um elenco forte, bem organizado no meio de campo e muito veloz pelas laterais. Um time que pode contar tanto com Lucas Lima quanto com Elano para comandar o setor de criação alvinegro, ou seja, tem opções interessantes no banco de reservas.
Para a partida de amanhã, o Santos deve entrar em campo com: Vanderlei, Victor Ferraz, Werley, David Braz e Chiquinho; Renato e Lucas Otávio; Geuvânio, Lucas Lima e Robinho; Ricardo Oliveira.
Uma equipe que está pronta para esse Campeonato Paulista. A única mudança é de Alison, machucado. Futuramente, Enderson terá mais alternativas para o ataque, como Thiago Ribeiro que está no departamento médico.