Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
O Brasil sub-20 venceu o Paraguai na tarde desta quinta-feira e deu um passo importantíssimo no torneio sul-americano.
Assim como nas partidas anteriores, o Brasil demorou um pouco para se achar no jogo e aos poucos foi ganhando o controle do duelo; porém, as inseguranças ainda são as mesmas. São evidentes as deficiências que a Seleção possui tanto para criar jogadas, quanto para se defender. A zaga continua cedendo espaço para o adversário, enquanto o ataque tem dificuldades para assustá-lo.
Na segunda etapa, o Brasil esteve melhor. Voltou do intervalo mais agressivo, e após três lances de perigo, veio o gol de Yuri Mamute, que deu mais tranquilidade ao time brasileiro. Assim, a Seleção trocava passes e tinha domínio maior da partida. Gerson, um dos maiores destaques da equipe de Gallo na competição, entrou no jogo e deixou Marcos Guilherme na cara do gol para ampliar o marcador e decretar o triunfo verde-amarelo.
No hexagonal, o Brasil possui quatro pontos mesma pontuação da Argentina, que empatou por 1 a 1 com a Colômbia, e do Uruguai, que derrotou o Peru por 3 a 1; porém argentinos e uruguaios levam vantagem no número de gols marcados (três contra dois dos brasileiros).
O Brasil ainda não teve nenhuma atuação espetacular no torneio. No aspecto tático, Gallo tem pouco tempo para consertar todos os erros dessa equipe, ainda mais porque o próximo adversário é a Argentina.