Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
O trabalho que o Corinthians realiza em sua base é o melhor exercido no Brasil? Os números parecem comprovar isso, tendo em vista o total de participações em finais da Copa SP de Futebol Jr, principalmente nas três últimas edições, o que dá bom prestígio ao que é feito com os juniores atualmente, somado ao fato de ser eneacampeão da competição.
A final de hoje tinha como protagonistas duas equipes inteligentes no aspecto tático. O Botafogo-SP, na etapa inicial, soube anular o sistema de jogo alvinegro e fez com que o primeiro tempo fosse bastante estudado. Grandes chances de perigo aconteceram, como a bola carimbada no poste do Timão, após cobrança de falta tricolor, e a oportunidade cara-a-cara de Yan com o goleiro Talles. Este, a personagem principal da grande decisão. Teve boas atuações diante de Botafogo-RJ e Palmeiras. Hoje, tinha atuação de gala, assim como o arqueiro corintiano Caíque França, mas o mundo desabou para o goleiro da equipe de Ribeirão Preto no momento da clamorosa falha que decretou o título do alvinegro.
É digno de elogios o trabalho realizado dentro da base alvinegra. Como eu ja disse aqui, a solução de muitos clubes pode estar nos juniores. Além disso, é gratificante ao torcedor ver garoto subir ao profissional e, mais tarde, se destacar na Seleção Brasileira. Basta aos cartolas quererem enxergar com bons olhos.