por Claudio Carsughi
O Atlético Nacional, da Colombia, seria melhor que todos os times brasileiros.E não apenas um pouco melhor, mas muito melhor, pois ele aparece como 6º na classificação mundial enquanto o Cruzeiro, primeiro time brasileiro da lista, é apenas 14º. E o outro time nacional na lista dos 20 melhores, é o Atlético Mineiro, em 16º lugar.
Eu sempre acolho com reservas essas classificações que costumam aparecer no início de cada ano, e não por desconfiar de seus autores mas pelos parâmetros utilizados, que podem levar a distorções clamorosas, como essa que acabo de comentar. E não é a única, pois nessa mesma lista o inglês Arsenal e o italiano Napoli estão empatados em 7º lugar enquanto o inglês Chelsea (em minha opinião bem superior a ambos) está fora dos 10 primeiros, figurando tão somente em 11º lugar.
No fundo, apenas a primeira colocação do Real Madrid, com o recorde de 381 pontos nesta classificação, é amplamente justificada.Ao mesmo tempo que Bayern (276 pontos), Atletico Madrid (267) e Barcelona (251) figuram nas colocações subsequentes, bem perto um do outro, o que me parece lógico.
No fundo da classificação aparecem dois clubes famosos, ambos em crise, é bem verdade: Manchester United (apenas 128º lugar) e Milan (159º).Mas é dificil entender que existam, mundo afora, tantos clubes, às vezes semidesconhecidos, melhores do que eles.
Em suma, este é o trabalho da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), entidade alemã fundada em 1984 na pequena cozinha do apartamento de seu inventor e que, desde 1991, apresenta sua classificação mundial. E que mais tarde acabou sendo reconhecida pela FIFA, embora sem qualquer ligação mais efetiva.
Para quem gosta, é uma oportunidade de debates ao redor de uma mesa de bar…