Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
O desfecho da fase de grupos da Liga dos Campeões nos proporcionou alguns resultados que nos levam a boas discussões. Não vi muitas surpresas, talvez eliminação do Benfica possa ser vista assim, em razão da equipe de Talisca ser a líder do seu campeonato nacional. Quanto ao terceiro lugar do Liverpool, é apenas o reflexo do nível de seu elenco, que é fraco, que não briga por nenhum título nessa temporada e que ocupa apenas o 9° lugar da tabela do Campeonato Inglês. Dessa forma, Basel se classificou dentro de suas limitações técnicas e mereceu a classificação. O resultado do Grupo B não me causou espanto algum, assim como também não me causou o de nenhum outro grupo.
Os classificados em primeiro são: Atlético de Madrid (A), Real Madrid (B), Monaco (C), Borussia Dortmund (D), Bayern de Munique (E), Barcelona (F), Chelsea (G) e Porto (H). Os segundos colocados Juventus (A), Basel (B), Bayer Leverkusen (C), Arsenal (D), Manchester City (E), Paris Saint-Germain (F), Schalke 04 (G), Shakhtar Donetsk (H), terão duelos contra os primeiros na fase de mata-mata e o sorteio para definir acontecerá na próxima segunda, dia 15. Lembrando que não poderão se enfrentar aqueles que são do mesmo país ou do mesmo grupo.
As chances de clássico logo nas oitavas de final são muito grandes. Assim, a competição ganha riqueza, qualidade e grandes emoções.