Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
O sorteio dos grupos da Libertadores 2015 nos proporcionou resultados interessantes. Destes o principal está no Grupo 2, que é composto por San Lorenzo (Argentina), São Paulo e Danubio (Uruguai); a outra vaga do grupo ficaria com o vencedor de um duelo da pré-Libertadores. Os protagonistas desse confronto serão Brasil e Colômbia. Em suma, quem ficar em quarto no Campeonato Brasileiro, disputará esse jogo da pré-Libertadores e, se passar, entrará no grupo. Desse modo, Corinthians e Internacional “disputam” a vaga.
A última rodada do Brasileirão terá cinco jogos importantes: três que decidirão o rebaixamento e os outros dois a colocação no G-4. O Internacional enfrentará o Figueirense, em Florianópolis, enquanto o Corinthians pegará o Criciúma, em Itaquera. O time catarinense é “enjoado”, deu trabalho a todos os grandes no ano, inclusive venceu o próprio colorado no Beira-Rio. Já o Timão, terá como adversário o Tigre, rebaixado, que já demitiu jogadores e se prepara para o ano de 2015. Além disso, entrar direto na competição seria ótimo para o time alvinegro, pois aquele jogo diante do Tolima jamais será esquecido; fora que terá novo técnico no comando. O fato é que esses dois jogos ganharam extrema importância a partir da noite de ontem, pois não é fácil sair do mata-mata e jogar contra San Lorenzo, São Paulo e Danubio. Além disso, quem ficar em quarto terá um tempo mais curto de pré-temporada, por causa do jogo contra a equipe colombiana, que ainda não está definida.
Quem ficar em terceiro no Campeonato Brasileiro entrará direto no Grupo 4, formado por Emelec, um representante do Chile (Universidad de Chile ou Santiago Wanderers) e o vencedor de Morelia (México) x The Strongest (Bolívia), ou seja, o caminho mais curto e fácil à classificação para a segunda fase do torneio.
Lembrando que após vencer a Libertadores desse ano, o San Lorenzo caiu muito de produção e vive um momento ruim na Argentina. Mesmo com status de atual campeão, vejo o São Paulo como a melhor equipe entre as três já confirmadas.
Como o jogo do Palmeiras acontecerá no domingo, às 17hs, no Allianz, a partida do Corinthians foi antecipada para o sábado. Justiça seja feita, o jogo do Internacional também teve horário alterado, pois o time gaúcho teria a vantagem de entrar no jogo já sabendo do resultado que precisa buscar. O alvinegro precisa vencer e o colorado, no máximo, empatar para garantir a vaga direta. Já o gaúcho só depende de si próprio.