Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Restam apenas três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro; mas neste fim de semana, o Cruzeiro poderá erguer o caneco se vencer o Goiás, no Mineirão. Para essa partida, não se preocupará com o cansaço e irá com o time titular, deixando a final da Copa do Brasil em segundo plano; diferente do Atlético-MG, que vai para o confronto direto frente ao Internacional, no Beira-Rio, com seu bom time reserva.
Dos últimos nove pontos em disputa, o Corinthians precisa conquistar, no mínimo, quatro deles. Em sua arena, terá pela frente um difícil e decisivo duelo contra o Grêmio. O fator casa será fundamental para o Timão nessa reta final de Campeonato, podendo até ficar na segunda colocação da tabela, garantindo classificação direta para a Libertadores; porém isso só vai acontecer se o São Paulo tiver uma sequência de tropeços. No domingo, teremos o clássico San-São, em Cuiabá, que poderá marcar a despedida de Rogério Ceni em dérbis. Apenas a vitória interessa à equipe da capital, pois em caso de empate ou derrota, o título será do Cruzeiro.
Na parte de baixo da tabela, Criciúma, Botafogo e Bahia estão praticamente rebaixados. Portanto, a última vaga do Z-4 será disputada por Coritiba, Vitória, Chapecoense e Palmeiras, todos em situações delicadíssimas e cheios de confrontos diretos. O Palmeiras, no Couto Pereira, terá jogo de vida ou morte diante do Coritiba e não contará com Valdívia.
Se o Cruzeiro vencer é campeão. Se o São Paulo perder ou empatar, o título ficará com a equipe mineira, independentemente do resultado em Belo Horizonte. Acredito que a briga pelo rebaixamento só terá fim na última rodada do Brasileirão.