fotos: Renault /divulgação
Texto: Joca Finardi
Aquelas rodinhas de jornalistas especializados, que falam apenas de automóveis, uma afirmação foi uníssona: “O Renault Fluence é um carro honesto!”. Pois bem e o por que o modelo ainda não decolou nas vendas? O Fleunce desembarcou aqui no Brasil em 2011 e, até o momento, foram comercializadas cerca de 55 mil unidades – segundo a Renault – quase 20 mil unidades por mês. Mas isso é pouco para um mercado dominado pelos fabricantes nipônicos como Honda e Toyota e que tem opções como a Ford, Nissan, Chevrolet. E o que fazer para vender mais e se colocar num posição de estaque nesse competitivo mercado dos sedãs médios?
A resposta da Renault foi remodelar seu sedã médio com o novo DNA da marca – visto nos novos Logan e Sandero – embarcar o modelo de tecnologia e oferecer um preço muito competitivo desde sua versão. Este é o segredo da geração 2015 do Novo Fluence, um carro que se tornou mais atrativo do que era com mais charme e luxuosidade.
Vamos começar pelo design: as novidades externas do Novo Fluence 2015 logo são notadas com a nova frente, que agora segue a nova identidade de design global da marca. O modelo traz novo para choque dianteiro e, de série, luzes LED-DRL (DayRunning Light), que dão muita personalidade ao modelo.N a traseira, as lanternas da versão Privilège são novas e equipadas com luzes de LED. O conjunto ganha identidade, principalmente à noite, quando as luzes são acionadas.
O modelo ainda é contemplado com rodas aro 16 polegadas na versão Dynamique e 17 polegadas na versão Privilège, com exclusivo desenho para cada uma das versões, dando um toque de esportividade. O Novo Fluence 2015 chega com a cor de lançamento Preto Ametista, mesma cor presente em produtos das famosas grifes de moda pelo mundo e em marcas que atendem o exigente público que busca qualidade e prestígio.
No interior,entre as novidades da linha 2015 do Novo Fluence estão o novo sistema multimídia R-Link, com tela maior, de 7 polegadas, com recurso multitoque semelhante aos smartphones e comando de voz para efetuar chamadas telefônicas; o ISOFIX, sistema de fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro; luzes LED na traseira e nos indicadores de setas nos retrovisores. A chave utiliza o Walkawayclosing: basta o motorista se afastar do veículo com a chave no bolso que ocorre o travamento das portas e o recolhimento automático dos retrovisores. A função é exclusiva do Novo Fluence no segmento e está disponível na versão Privilège. O sistema de ar-condicionado é digital.
Na mecânica, o Novo Renault Fluence 2015 é equipado com o já reconhecido prazer ao dirigir que é proporcionado pelo motor 2.0 16VHi-Flex, com duplo comando de válvulas no cabeçote. São duas opções de câmbio: 6 marchas manual, para quem não abre mão da esportividade, e o câmbio CVT X-Tronic, que proporciona uma troca de marchas com suavidade, sem trancos, e ainda contribui para a economia de combustível. Tal motor desempenha 143 cv (etanol) / 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm, com um dos maiores torques do segmento 20,30 kgfm (etanol) / 19,90 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm.
O Novo Fluence 2015 está disponível em quatro versões: Dynamique, Dynamique CVT, Dynamique CVT Plus e Privilège, com preços variando entre R$ 66.890 a R$ 82.490. A versão disponível para o teste drive – cerca de 200 quilômetros entre São Paulo e o distrito bucólico de Joaquim Egídio, Campinas – foi a Privilegé, a topo de gama. As novidades são os faróis de xênon e o teto solar, que agora são itens de série. O modelo também ganhou luzes LED nas setas integradas dos retrovisores, exclusivas desta versão e rodas aro 17 polegadas. Outra novidade desta versão é a câmera de ré, que permite visualizar as imagens quando acionada, diretamente na tela do R- Link.
Durante o teste drive, o Novo Fluence realmente mostrou para que veio: veículo muito confortável, com toques de luxo e muito requinte. O motor não decepciona e o sistema do câmbio CVT é melhor ainda. Freios, quando solicitados, mostram-se extremamente seguros e muito confiáveis. O rodar é macio e o sistema de isolamento da cabine, muito bom. Futuramente, quando o Novo Fluence vier para avaliação, poderemos dar informações mais detalhadas. Se compraria? Fácil!