Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
A trigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro será marcada por bons, equilibrados e, principalmente, decisivos confrontos. Quem está brigando por G-4 não pode tropeçar, tampouco aquele que luta para se manter na Serie A. Cruzeiro, Corinthians e Grêmio levam maior favoritismo na rodada, justamente pelo fato de serem mandantes.
O time mineiro enfrentará o ofegante Botafogo, que ainda se esforça para não cair. O Cruzeiro é uma equipe que não costuma perder dentro de casa e os números comprovam isso: venceu 73% dos jogos como mandante e perdeu apenas 13%. A situação da Estrela Solitária é de doer o coração do torcedor mais fanático e de outros mais sentimentais, pois como visitante venceu 7% dos jogos e perdeu 80%, que equivale a uma vitória e doze derrotas.
O Corinthians, após um mês, retornará ao estádio de Itaquera, onde é dono de bom retrospecto. Assim como o líder do campeonato, o Timão também terá como adversário um dos times que formam a Zona de Rebaixamento, o Coritiba. Em casa, o time alvinegro tem um retrospecto muito favorável, vencendo 60% de seus jogos como mandante e perdendo 7%. O time da capital paranaense, por sua vez, saiu derrotada de 67% dos confrontos que disputou como visitante.
Por fim, o Grêmio terá como adversário o Vitória, primeiro colocado fora da zona de rebaixamento. O confronto dará início a rodada, no sábado, e o time gaúcho entrará em campo com um grande favoritismo sobre o baiano. A equipe de Scolari venceu 67% das partidas em casa e perdeu 13%. Por outro lado, o time de Ney Franco venceu 20% e perdeu 60% dos jogos como visitante.
Não adianta apenas ter o favoritismo, essas equipes precisam vencer para continuar brigando por vaga para a Libertadores. O nível de seus elencos é superior em relação àqueles que buscam se salvar no torneio. Tratam-se de confrontos diretos entre os que estão no topo e os que estão no fim da tabela e nenhum dos lados pode tropeçar nessa rodada.