Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Atlético-MG e Cruzeiro serão grandes protagonistas da final da Copa do Brasil, que acontecerá hoje às 22hs. De um lado, a Raposa, dona de uma campanha mais tranquila, passando sufoco apenas no último jogo diante do Santos; do outro, o Galo, que chegou à fase final de forma dramática e entrará em campo mais motivado do que nunca.
Esquema tático utilizado pelo Cruzeiro diante do Santos. Detalhe para o meio de campo muito movimentado e ofensivo.
O esquema tático utilizado pelo Cruzeiro é o 4-2-3-1, que funciona muito bem desde o ano passado. A maior característica desse sistema é a saída de bola realizada pelos dois volantes, ou seja, os meias não voltam para buscar a redonda. Em minha opinião, o volante é o jogador mais importante da equipe, pois ele quem dita a dinâmica da partida. O sistema de jogo adotado por Marcelo Oliveira faz grande ressalva à este pensamento, pois seu time conseguia atacar após as suas constantes retomadas de bola em campo ofensivo e a alta intensidade na transição ataque-defesa do time mineiro funciona na maior parte dos noventa minutos.
Prováveis escalações das duas equipes para noite de hoje. As duas com 4-2-3-1 muito ofensivo. Esquemas muito parecidos, tão fortes pelas laterais e quanto pelo meio de campo.
Diante de Corinthians e Flamengo, o Atlético-MG alternava entre os esquemas 4-2-3-1 e 4-1-4-1, ambos sistemas de caráter totalmente ofensivo. Provavelmente, Pierre e Josué formarão a dupla de volantes e o trio de meias ainda é uma incógnita. Mais a frente, Tardelli dará grande movimentação no ataque, jogando sem uma posição fixa, caindo para os dois lados e dando auxílio no meio de campo.
Atlético-MG diante do Flamengo atuando no 4-2-3-1. Detalhe para a movimentação de Carlos e Luan fazendo a diagonal no ataque e Tardelli ajudando no meio de campo.
Cruzeiro e Atlético-MG farão um grande e emocionante duelo hoje. O alvinegro tem a seu favor o mando de campo. Será no Estádio Idependência, o Horto, um caldeirão que terá somente a torcida do Galo. Já o Cruzeiro, busca mais um título da Copa do Brasil para se tornar o maior campeão da história da competição e conquistar a Tríplice Coroa neste ano. Não há como apontar um favorito, pois o equilíbrio e a semelhança entre os esquemas adotados pelas duas equipes são evidentes. Será um belíssimo espetáculo.