Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Na noite desta quinta-feira, o São Paulo venceu o Emelec pelo bom placar de 4-2, no Morumbi. No primeiro tempo, o time da casa já tinha de cara um adversário fechado, fazendo com que o Tricolor tocasse a bola em curta distância, porém a melhor solução era dar mais velocidade nos passes para furar o bloqueio equatoriano. Quando o São Paulo encontrou espaço, contou com a precisão de Michel Bastos para abrir o marcador. O resultado de 1-0 parecia bom para o Emelec, que então começou a catimbar. O setor de criação formado por Kaká e Ganso funcionava, dava boa dinâmica à equipe, tanto que quando Ganso enfiou uma bola rápida entre os zagueiros visitantes, Hudson ampliou. O São Paulo fazia uma ótima primeira etapa, fez o terceiro com Kardec, viu o Emelec assistir ao time anfitrião jogar, sem esboçar qualquer reação e deu prova de que era sua qualidade técnica era altamente superior à do adversário.
Para a etapa final, Maicon não voltou e gerou um desequilíbrio no meio de campo. O São Paulo praticamente entrou em campo desacordado, em dois minutos e meio quase não havia tocado na bola. Já o Emelec entrou com outra postura. Adiantou seus dois volantes e, consequentemente, os dois meias, pressionando a saída de bola são paulina. Aproveitou os dois vacilos da defesa do São Paulo e balançou o barbante duas vezes em menos de dez minutos de bola rolando. O resultado de 3-2 já preocupava o torcedor que estava no Morumbi, ainda mais porque o time não estava ligado no jogo. Demorou quase vinte minutos pra acordar e, quando despertou, Antonio Carlos fechou o placar.
O São Paulo deu grande prova de que é um time instável e isso pode prejudicar no jogo de volta. Tem o favoritismo a seu favor, mas também terá de suportar a pressão na casa adversária e todo o desgaste das viagens na semana, pois no domingo tem confronto diante do Criciúma, em Santa Catarina, e na quarta, no Equador, será a decisão para a semifinal da sul-americana. O atual campeão equatoriano e líder do nacional, não facilitará a vida do São Paulo.