Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Como já era esperado, deu a lógica: uma rodada muito interessante. Na noite desta quarta-feira, Corinthians, São Paulo e Palmeiras entraram em campo e todos conquistaram três pontos, que os fazem ascender na tabela do Campeonato Brasileiro. A missão do Corinthians era vencer o time a ser batido na competição, Cruzeiro, na casa do adversário. Foi um duelo muito bom, totalmente disputado, com as equipes buscando o gol a todo momento e bastante equilibrado. Lances de perigo como a finalização de Moreno defendida por Cássio e a bela cobrança de falta de Renato Augusto em que a bola resvalara no travessão deu fervor à partida logo na primeira etapa. Já no tempo complementar, com os times mudados, pelo lado cruzeirense Alisson entrava para dar uma dinâmica diferente na equipe, função que também foi atribuída a Luciano, que entrou no decorrer do jogo e teve frieza na frente de Fábio para estufar o barbante, após belo contra-ataque armado por Petros na falha coletiva do time da casa. Era sim esperado um duelo equilibrado, aberto, de forte marcação e de boa qualidade técnica. Mesmo com desfalques na defesa, era imaginável um Corinthians ofensivo, que não jogava apenas pelo empate, mas pela vitória. Portanto, não vejo surpresa na vitória da equipe alvinegra.
No retorno de Muricy à beira dos gramados, o São Paulo recebeu, no Morumbi, o Atlético-PR. Conseguiu a vitória graças à precisão de Maicon, que acertou um belo chute no ângulo ao 5′. O placar foi de 1-0, mas ficou assim porque Rogério Ceni fez uma brilhante defesa após cabeçada de Bady e, também, por causa do gol perdido por Pato, que estava sozinho e cara-a-cara com o goleiro. Kaká e Souza fizeram falta para o time tricolor, o jogo poderia ter sido outro com os dois em campo. Mas Maicon soube fazer o “feijão com arroz” e administrou bem o meio-campo são paulino.
No Maracanã, um dos duelos mais importantes da rodada. Botafogo e Palmeiras confrontavam entre si para se afastar da zona da degola. A equipe alviverde se postou mais ao ataque na primeira etapa, finalizando oito vezes no gol adversário, enquanto este concluiu apenas três vezes no alvo do visitante, que era defendido por Prass. O arqueiro retornou e curou uma das grandes deficiências do time do Palestra. Mostrou que estava apto a jogar, trabalhou muito e fez grandes defesas que asseguraram o resultado de 1-0 para os visitantes. Valdívia também foi personagem do duelo, pois sempre que tinha espaço armava boas jogadas, sendo que em uma delas, surgiu o gol de Henrique, que tratou de empurrar o Botafogo para a lanterna do campeonato. Dorival Jr está encaixando as peças em seus devidos lugares e os resultados vêm aparecendo.
Com os placares de hoje, o Corinthians ascendeu à quinta colocação e colou no G-4, enquanto o São Paulo é o vice-líder do momento. Já o Palmeiras deu um passo importantíssimo e pulou para a décima segunda posição da tabela. Como eu havia dito em uma matéria anterior, os paulistas molharam no campeonato e a prova disso são os resultados obtidos nesses jogos. Resta aguardar nas próximas rodadas se manterão essa regularidade.