Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Geral

O GP da chuva e da cobiça pelo dinheiro!

por Claudio Carsughi 05/10/2014
por Claudio Carsughi 05/10/2014
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

image

O GP do Japão deu, uma vez mais, e desta feita de forma cruel com o terrível acidente do jovem Bianchi, a exata medida da cobiça pelo dinheiro, que rola às centenas de milhões de dólares na F1, e o absoluto desprezo por todo o resto por parte de seus inescrupulosos dirigentes.
Ficou claro, desde o começo da manhã, que em Suzuka ocorreriam fortes chuvas, situação que, com dirigentes mais atentos à salvaguarda dos pilotos, proporia duas soluções.
Uma, a de, em caso de chuvas torrenciais, anular o GP e eventualmente faze-lo realizar na 2ª feira, se as condições meteorológicas o permitissem. Outra, antecipar de algumas horas a largada, aproveitando o fato das condições da pista ainda permitirem, pela manhã, uma disputa normal, sem muitos perigos.
Em ambos os casos, do ponto de vista de pilotos e equipes, teríamos apenas prejuízos menores, de organização interna e reformulação de voos. Mas não se colocariam em perigo vidas humanas.
O único prejuízo – e bem grande, certamente – seria financeiro, com as emissoras de televisão obrigadas à reformular suas programações à última hora pois não teriam uma atração pela qual pagam, e pagam muito. E a FIA provavelmente se veria obrigada a indeniza-las de alguma forma pelo prejuízo. Mas sempre muito menos do que vale a segurança de todos os envolvidos num GP.

image

O GP em si, com o ridículo de começar e acabar em regime de Safety Car e ter exposta por duas vezes a bandeira vermelha, acabou mostrando a merecida vitória de Hamilton, que reforçou assim sua liderança no campeonato à frente do companheiro Rosberg. O alemão lutou muito para manter a liderança, mas quando Hamilton, num lance magistral, o ultrapassou por fora na 1ª curva, na 29ª volta, ficou claro que somente um problema mecânico faria o inglês perder a corrida.
Com as duas Mercedes à frente dos demais, o GP se notabilizou, como se previa, na luta pelo degrau mais baixo do pódio, que acabou premiando um Vettel renascido (talvez seja o efeito psicológico de sua confirmada saída da equipe Red Bull rumo à Ferrari) e um Button que pareceu, de seu lado, querer mostrar que pode (como parece provável) até deixar a F1 ao final do ano, mas ainda é um ótimo piloto.
Entre os demais, uma Williams que perdeu com a chuva parte do potencial exibido no seco e viu Bottas e Massa marcarem menos pontos do esperado (eu particularmente pensava que, no seco, uma das Willliams poderia ter alcançado o terceiro lugar).
E uma Red Bull que melhorou bastante em relação ao que vimos nos treinos e, em determinado momento, deu até a impressão de poder, com Vettel, incomodar bastante Rosberg. Mas um erro de Vettel acabou com essa possibilidade, levando o piloto a se preocupar principalmente em garantir um brilhante terceiro lugar, à frente do companheiro Ricciardo, neste fim de semana não tão competitivo como estamos acostumados a ver.
Por fim, uma nota sobre o fracasso da Ferrari. Alonso saiu já na 3ª volta acusando um problema elétrico e a realidade técnica do carro de Maranello apareceu então em toda sua crueza, com Raikkonen, que não consegue se adaptar ao carro, fechando num modestíssimo 12º lugar e com o vexame de ficar uma volta atrás dos principais adversários.

AlonsoBianchiBottasFerrariGP JapãoHamiltonMassaRosbergWilliams
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Dunga e seus novos convocados
Próximo
Paulistas melhoram

Você também pode gostar...

Podcast – Coronavírus freia a Fórmula 1 e leva a bola pra casa

“O Flamengo estabeleceu um novo patamar no futebol brasileiro”

Um ano inesquecível para Flamengo, Santos e Palmeiras

Seleção Brasileira Sub-17, Parabéns! Mas a Seleção Brasileira principal continua medíocre

Claudio Carsughi: 72 anos de jornalismo e ótimas histórias. Uma delas está aqui.

Carsughi: “A luta no Brasileirão está acirradíssima. Pelo segundo lugar.”

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Podcast – Coronavírus freia a Fórmula 1 e leva a bola pra casa

“O Flamengo estabeleceu um novo patamar no futebol brasileiro”

Um ano inesquecível para Flamengo, Santos e Palmeiras