Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
A vigésima oitava rodada do Campeonato Brasileiro nos deu uma prova maior da instabilidade dos clubes que brigam pela classificação para a Libertadores. Pelo bom elenco, o qual eu considero o melhor do torneio, não acreditava que o Cruzeiro tivesse um desequilíbrio tão grande sem Everton Ribeiro e Goulart. O time mineiro somou a segunda derrota seguida, dessa vez diante do Flamengo, em um jogo que foi marcado por clamorosas falhas da dupla Dedé e Manoel. Além disso, sofreu um gol no início da etapa final, que desfigurou todo o time, e a equipe da Gávea passou a jogar com inteligência, bem armada por Luxemburgo, explorando o nervosismo do adversário e o placar de 3-0 ficou barato para os cruzeirenses.
Assim como Cruzeiro, São Paulo e Corinthians não tiveram resultados positivos em seus respectivos duelos. O tricolor paulista desperdiçou a oportunidade de reduzir a diferença para o líder Cruzeiro e ainda caiu para o terceiro lugar. Frente ao Atlético-MG, um confronto equilibrado, dinâmico e que o time da casa soube aproveitar a falha coletiva do sistema defensivo do São Paulo para assumir o quarto lugar do campeonato. Já a situação do Corinthians é incompreensível. Vence o líder da competição e perde para o lanterna. Tira pontos dos fortes e doa para os mais fracos. Contra o Botafogo, mostrava insegurança na defesa e incompetência para acertar o alvo, mesmo jogando com um a mais. Apostava, na maioria das vezes, em bolas alçadas na área, mas não acertava a maior parte dos cruzamentos, por falta de qualidade dos jogadores e porque não tinha atacantes de boa estatura para aproveitar o jogo aéreo. O Botafogo jogou fechado, o goleiro Helton Leite teve noite de gala e não fez desmerecer o resultado, enquanto o Corinthians sofreu com a falta de Renato Augusto e não aproveitou a chance de dormir no G-4. Quem também não soube aproveitar o tropeço dos adversários foi o Santos, que sofreu um atropelo do Criciúma por 3-0. Faltou atenção para a equipe de Enderson Moreira em duas cobranças de escanteio que decretaram a vitória do Tigre. O Internacional, assim como o Atlético-MG, também teve um bom e importante resultado sobre o Fluminense e vai se reabilitando após a tragédia em Chapecó.
A rodada do fim de semana foi interessante por deixar a briga do G-4 mais intensa. A diferença de pontos entre aqueles que lutam por posições é mínima, situação que não é diferente entre os que buscam a salvação na Serie A. Isso nos mostra que teremos um campeonato emocionante e que, provavelmente, será decidido apenas na última rodada.