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Industria AutomobilisticaLifan

Mais um chinês em Terras Brasilis: o sedã compacto Lifan 530

por Claudio Carsughi 17/10/2014
por Claudio Carsughi 17/10/2014
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Lifan frente
Por Joca Finardi

A Lifan é uma daquelas marcas que vem fazendo um trabalho de formiguinha por aqui. Chegou sem alarde, apresentou seus modelos e criou uma rede de concessionários. Aos poucos vai se tornando conhecida exatamente dois anos que culminou na apresentação do novo Lifan 530, um sedã compacto, que traz item itens de luxo, conforto e segurança.
Apresentado pela primeira vez oficialmente no Salão de Beijing em abril de 2013, o Lifan 530 foi desenvolvido sobre uma nova plataforma e é o segundo veículo global da marca (o primeiro é o SUV X60). O Brasil é um dos primeiros mercados onde a receber o novo modelo. Apesar de ser um sedã compacto, o Lifan 530 destaca-se pelo design refinado e alinhado com as últimas tendências do design automobilístico, pela força e agilidade do motor 1.5 VVT de 103 cv de potência máxima e pelo generoso pacote de equipamentos.
A expectativa da empresa com o novo modelo é ampliar significativamente o potencial de venda e busca a consolidação da Lifan Motors no mercado brasileiro. O Lifan 530 diversifica o mix de produtos e atrai a atenção de um grande volume de potenciais consumidores.
Com perfil típico dos carros compactos modernos, onde o porta-malas e o compartimento do motor cedem espaço para garantir o conforto do habitáculo dos passageiros, as linhas do Lifan 530 são elegantes e conferem ao automóvel um aspecto refinado, valorizado pelas curvas suaves e formando um conjunto harmonioso a agradável de ver.
A traseira é alta e destaca a volume do porta-malas. Na dianteira a grade segue o desenho do SUV X60, com largos frisos cromados horizontais e o conjunto óptico que avança sobre os pára-lamas. Os faróis biparábola com regulagem de altura são complementados pelos faróis de neblina (ou DRL – Daytime Running Light) embutidos no pára-choque. Este conjunto define a identidade da marca e segue a mesma linha do SUV X60.
O completo pacote de equipamentos do Lifan 530 mescla itens de conforto, de segurança e de conveniência, tudo aliado ao que existe de mais moderno em termos de tecnologia automobilística. No quesito segurança, o Lifan 530 traz airbag duplo, sistema de freios com ABS e EBD, sistema Isofix para fixação de cadeiras para crianças, sistema de partida “safe on”, que só permite a partida no motor com a embreagem acionada, entre outros.
Além do pacote “básico” de conforto, o lifan 530 traz uma longa lista de equipamentos, como a direção eletro-assistida, sistema multimídia NavTech (versão Talent) que inclui DVD/CD/Rádio AM-FM, tela touchscreen 7”, GPS, MP3, Bluetooth com conexão de chamada de telefone celular e entrada para cartão micro SD. Há também entrada auxiliar e USB no console central, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, além de muitos outros detalhes pensados especificamente para o conforto e a conveniência do cinco passageiros.
Lifan_530_Concept_02_Auto_Chongqing_2012-06-07
O sensor de estacionamento com sinal sonoro de proximidade de obstáculos pode ser acompanhado da câmera de ré (apenas na versão “Talent”). O painel é digital e além das informações tradicionais – velocímetro, contagiros, marcador de combustível e de temperatura do líquido de arrefecimento – traz também as luzes espia. No centro do painel há um pequeno display com relógio, marcador de temperatura e alerta de cinto de segurança.
Espalhados em vários locais estão espaços muito uso. Nas laterais das portas há porta-copos e nas costas dos bancos dianteiros há espaço para revistas. O banco traseiro é reclinável, bipartido e rebatível (1/3 – 2/3), o que garante múltiplas configurações para levar cargas maiores no porta-malas de 475 litros, que pode ser aberto pelo controle remoto na chave tipo canivete. Há ainda luzes de leitura individuais para motorista e passageiro, ajuste elétrico de altura dos faróis e o volante possui regulagem de altura.
Equipado com motor 1.5 litro VVT de 4 cilindros em linha transversal, com 4 válvulas por cilindro e 1498 cc de capacidade cúbica, o motor do Lifan 530 desenvolve 103 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 13,6 kgfm de torque a 3.500 rpm. Acompanhado do câmbio manual de 5 marchas, esse conjunto oferece economia de combustível e a força necessária para o uso cotidiano na cidade ou na estrada. A relação peso-potência do Lifan 530 é de 11,03 kg/cv. A suspensão dianteira é tipo McPherson independente e na traseira com eixo rígido e barra de torção. As rodas são de 15 polegadas equipadas com pneus 185/60 R15, que propiciam ao Lifan 530 um rodar firme, confortável e seguro.
O teste drive do Lifan 530 foi bem curto, quase 40 quilômetros, em trechos de estrada. Deu para sentir o que o sedã compacto tem de bom e também o que pode ser melhorado. Um dos problemas é o ajuste de altura do banco e do volante que são extremamente pertos o que dificulta pessoas de estatura mais alta.
Com o dia extremamente quente – a temperatura na cidade de Campinas/SP beirava os 38 graus – fez necessário rodar com o ar-condcionado ligado. Infelizmente faltou fôlego ao motor. Mas problemas como este, podem ser melhorados para a marca “fazer a cabeça” do consumidor brasileiro.
O Lifan 530 já está disponível em cinco cores em toda a rede de concessionárias Lifan do Brasil nas cores preta, prata, vermelha, branca e azul ao preço de R$38.990,00 na versão de entrada e R$40.990,00 na versão Talent. A diferença entre as duas versões é o sistema multimídia com GPS e câmera de ré. Na versão ainda é possível ao consumidor escolher o “Hyperpack” que inclui bancos em couro e DRL (Daytime Running Light) ao preço de R$1.500,00.

lançamentoLifanseda
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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