Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
A Liga Europa sempre nos proporciona bons espetáculos que têm como protagonistas as boas equipes que não conseguiram vaga na Liga dos Campeões. É um torneio rico de brilhantismo, qualidade técnica, surpresas e emoções. O atual campeão Sevilla, começou bem na competição vencendo o Feyenoord, da Holanda, e na última rodada se safou da derrota ao arrancar um empate frente ao Rijeka, na Croácia.
O Napoli do brasileiro Rafael Cabral, segue com cem porcento de aproveitamento na Liga com os triunfos nos dois jogos sobre o Sparta Braga e o Slovan Bratislava, com destaque para Higuain e Hamsik até o momento atual da campanha. Fiorentina e Internazionale também seguem sem perder. Fizeram boas apresentações, sendo que a primeira goleou o francês Guingamp e o bielorrusso Dinamo Minsk, ambos por 3-0, e a segunda, derrotou fora de casa o ucraniano Dnipro Dnipropetrovsk e poderia ter goleado o Qarabag, do Azerbaijão, mas o placar ficou apenas no 2-0.
Entre alguns ingleses, o Totteham do brasileiro Paulinho, que fora titular na última partida frente ao Besiktas, não anda muito bem. Soma dois empates e fica apenas com a terceira colocação do Grupo C. O Everton também empatou em sua última partida com um gol de Eto’o no fim, quando tudo indicava uma vitória do russo Krasnodar. Embora tenha garantido apenas um ponto fora de casa, o time inglês conseguiu três na vitória de 4-1 sobre o Wolfsburg, dos brasileiros Luiz Gustavo e Naldo. Já o alemão não agrada a ninguém no torneio e é o lanterna do grupo H.
A próxima rodada da competição só acontecerá no dia 23 de outubro, quinta-feira, devido à pausa para as Eliminatórias da Eurocopa, diferentemente do Brasil, onde o calendário nacional colide com os jogos da seleção. A Liga Europa está repleta de jogadores brasileiros, desde os mais conhecidos como Hernanes, da Internazionale, Luiz Gustavo, do Wolfsburg, que estiveram presentas na última copa, até os mais desconhecidos, como o ex-Fortaleza Ari, que atualmente defende o Krasnodar. Há uma motivação extra para buscar o título: a partir da atual temporada, a Liga Europa também dá uma vaga na Liga dos Campeões do ano seguinte. Acho uma competição muito interessante, pelo bom nível técnico das equipes e, também, pelas fortes emoções proporcionadas pelo torneio. Um exemplo claro seria a bela final disputada entre Sevilla e Benfica no torneio anterior.