Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
A Arena de Itaquera foi o palco do primeiro confronto das quartas de final da Copa do Brasil entre Corinthians e Atlético-MG. A frase criada pela torcida do clube paulista tem representado uma verdade absoluta até esse momento. Quando trata-se de um duelo diante de uma grande potência do futebol nacional, o Corinthians não parece aquele time burocrático, que não surpreende, chega pouco ao ataque, que tem dificuldades para criar e etc. Na noite de hoje, respondeu em campo aos protestos de parte da torcida que cobrava um time mais ousado.
No primeiro tempo, o time se lançou ao ataque mas de modo desesperado, faltava tranquilidade para a equipe da casa nos primeiros minutos, porém aos poucos foi organizando o meio de campo com Elias e Renato Augusto. Este, infelizmente, não é um jogador regular, mas quando atua bem é o diferencial da equipe. Foi assim diante do Bragantino nas oitavas e também desse modo hoje. Participou do primeiro gol colocando a bola na cabeça de Guerrero, que testou para abrir o placar. Mais tarde o Corinthians se empolgava e também ia se destacando o jovem Malcom, que ao lado do atacante peruano criava ótimas chances para ampliar o marcador. O Corinthians foi diferente daquilo que já estávamos acostumados, mudou sua postura e deu dinâmica à partida.
Na etapa final, o Timão voltou com a cara de Mano Menezes. Ficava recuado à espera de uma jogada de contra-golpe, mas ficou assim até a metade do segundo tempo, pois voltou a avançar ao ataque levando perigo ao gol de Victor. No fim, o arqueiro do Galo junto de sua defesa, falharam coletivamente após uma bola alçada na área, que resultou no gol importantíssimo de Luciano.
O Corinthians soube aproveitar muito bem o fator casa a garantiu um ótimo resultado diante do Atlético-MG. O jogo da volta será no próximo dia 15 e as equipes não poderão contar com Gil, Elias e Tardelli, que estarão com a seleção de Dunga, e Guerrero que defenderá o Perú, a menos que Corithians chegue a um acordo com a Confederação Peruana para liberar o atleta para a decisão. O Corinthians largou na frente, mas ainda não acabou e agora será em BH. A Copa do Brasil sempre está coberta de emoções.