Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
É impressionante! Quando o líder tropeça, ninguém aproveita. O Cruzeiro recebeu o Palmeiras no Mineirão e viu Fernando Prass fechar a meta alviverde. A equipe de Dorival Jr não teve vergonha e entrou na partida só para se defender. Dava chutões para frente e aguentava bem a pressão dos cruzeirenses. Na etapa final, Mouche entrou e deu uma nova cara à partida. Em sua primeira oportunidade, acertava a trave e, na segunda, marcava o gol que abria o placar. Nos acréscimos, em uma falha de Prass, que em minha opinião foi o melhor da partida, o Cruzeiro empatou e garantiu um único ponto. O melhor ataque do campeonato sofreu bastante para furar o bloqueio da pior defesa da competição.
O São Paulo foi a Chapecó enfrentar a boa (em casa) Chapecoense e desperdiçou a chance de diminuir a vantagem do Cruzeiro para quatro pontos. Com surpresas no time, como o atacante Ewandro, o tricolor não agradou em campo. Kaká, Kardec e Alvaro Pereira não estavam bem, além de Paulo Miranda, que foi expulso. O São Paulo cedeu espaços para o adversário e teve boas chances com Denilson e Osvaldo. O time era ofensivo, mas não teve forças para superar a defesa da Chapecoense.
Na Arena Pantanal, o Corinthians deixou para trás a fama de Robin Hood ao vencer o Vitória e finalmente dormir mais tranquilo no G-4, por ter aproveitado o empate do Atlético-MG diante do Bahia e a derrota do Internacional frente ao Flamengo. Quanto ao jogo, o meio de campo alvinegro não era de se elogiar, pois criava pouco e exagerava no número de erros de passes. Mesmo assim o Corinthians conseguiu se impôr, fez um belo gol com Fábio Santos no primeiro temo. Na etapa complementar, o Corithians cedeu espaços e o Vitória não aproveitou. Veio então o segundo gol da equipe mandante, uma pintura. Com a importante vitória sobre o time baiano, o Corinthians cola no São Paulo na tabela.
O Santos teve um confronto direto com Fluminense e perdeu. Direto porque quem perdesse deixaria de brigar por uma possível vaga para a Libertadores. Sem o bom Lucas Lima e com Robinho fazendo bem o papel de maestro, o time de Enderson Moreira não foi eficiente e o técnico santista ainda foi vaiado por ter sacado Gabriel e colocado Leandro Damião em seu lugar. Nada mudou e o único jeito do Santos chegar à Libertadores é conquistando o título da Copa do Brasil.
O Corinthians foi o único paulista que venceu na rodada e agora se prepara pra o clássico do próximo sábado frente ao Palmeiras, para seguir vivo no G-4. O time alviverde mostrou que sabe jogar sem Valdívia e que dificilmente cairá para a Serie B. O São Paulo não aproveitou o tropeço do Cruzeiro e o time mineiro ainda demonstra instabilidade no campeonato, mas que provavelmente será campeão pelo fato dos rivais não tirarem vantagem de seus deslizes.