Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
Corinthians e São Paulo entraram em campo na noite desta quarta-feira, ambos sabendo que tinham a obrigação de sair com os três pontos em seus respectivos duelos, pois o Cruzeiro conquistara uma vitória importante diante do Coritiba, no Paraná, por 2-1. O Corinthians foi enfrentar o Figueirense no Orlando Scarpeli e saiu derrotado em uma noite de luzes e sombras para o goleiro Cássio. Luzes, porque até os 38′ da etapa final era o melhor do time alvinegro e, sombras, porque foi nesse minuto em que o arqueiro saiu mal após cobrança de escanteio e sofreu o gol que decretava a vitória da equipe da casa. O Corinthians pouco produziu durante o jogo. A primeira etapa foi totalmente dominada pelo Figueirense e, em uma das principais chances criadas pela equipe catarinense, Cássio fez boa defesa à queima-roupa. Momentos antes do gol, Guerrero carimbou o poste de Tiago Volpi e foi só. O Corinthians continua oscilando na tabela e agora saiu da zona de classificação para a Libertadores.
No Morumbi, Rogério Ceni também teve uma noite de herói a vilão. Aos 16′ da etapa inicial, o goleiro fez 1-0 para a equipe da casa. Mais tarde, teve uma clamorosa falha que resultou no empate do Flamengo e, por fim, perdeu um penal que fora absurdamente mal marcado pela arbitragem. Com o retorno de seu “quarteto mágico” o São Paulo esteve mais solto em relação a suas últimas duas derrotas, mas também não demonstrou o futebol que fora apresentado frente ao Cruzeiro. Diante do rubro-negro carioca, um duelo interessante, bem aberto com chances para os dois lados. No fim a emoção aumentou quando Michel Bastos foi expulso e depois o Flamengo virou o placar. Aos 44′ da etapa final, Luís Fabiano garantia o empate para a equipe da casa.
Resultados ruins para os dois times paulistas. Para o Corinthians, a vitória era importante para se manter entre os quatro primeiros. Quanto ao São Paulo, pior ainda por se tratar de jogar em casa. Agora o Tricolor caiu para a terceira posição e, a meu ver, mais um tropeço são-paulino, a equipe deixa de lutar pelo e entra na briga por vaga na Libertadores.