Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
Enquanto o Palmeiras enfrentava o Atlético-MG, o São Paulo recebia o Criciúma no Morumbi. O Galo, que tinha 8 desfalques, aproveitou a total desorganização da equipe do Palestra Itália e venceu com muita tranquilidade. O goleiro Fábio voltou a falhar em saída de bola após cobrança de escanteio e, quatro minutos depois, o arqueiro cedeu rebote para o atacante Luan ampliar. O Verdão esteve perdido em campo, sem criatividade e, nas raríssimas chances que teve de chegar ao gol adversário, foi incompetente. Além disso, o físico dos jogadores somou-se ao emocional e o Palmeiras se desmoronou em campo, anulando qualquer chance de reação. Portanto, a frase da torcida do Atlético “Caiu no Horto, está morto” representou uma verdade absoluta. O novo técnico, Dorival Jr, esteve no estádio e viu de perto que agora terá muito trabalho durante o Campeonato Brasileiro, única competição que disputará a frente da equipe alviverde.
No Morumbi, o São Paulo tinha a missão de reverter o resultado de 2-1 a favor do Criciúma no jogo de ida e precisou de sorte para garantir o sucesso dela. No primeiro tempo, o time vistante parecia que estava jogando em casa, com tranquilidade, sem ser incomodado e quase chegou a marcar com Lucca, que perdeu grande chance. Quando eu disse “sorte”, estava me referindo aos dois lances que foram os mais importantes da partida. O primeiro foi após a cobrança de escanteio de Osvaldo, em que a bola bateu em Ronaldo Alves e balançou o barbante. A partir daí, o Tricolor começou a se sentir mais a vontade no jogo. O outro aconteceu oito minutos mais tarde, quando Ganso serviu bem Kaká, que chutou para a defesa de Galatto. No rebote, a bola bateu no meia são-paulino e entrou. Na etapa complementar, o Criciúma voltou mais ofensivo, porém faltou qualidade, o que o São Paulo também não tinha na hora de finalizar ao gol, pois chegou a desperdiçar boas chances de frente com o goleiro.
Agora o Atlético-MG pega o Corinthians nas quartas da Copa do Brasil, enquanto na Sul-Americana o sortudo São Paulo aguarda a definição de seu adversário nas oitavas de final.