Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
Finalmente o Palmeiras venceu no Campeonato Brasileiro e se livrou da lanterna da competição. Com o retorno de Valdívia, que participou dos dois gols da noite e, apesar da limitação técnica, o time alviverde mudou a postura dentro de campo e propôs mais o jogo. Vencendo por dois gols de diferença, vimos um Palmeiras diferente, mais solto, totalmente mudado daquele do fiasco de 6-0 frente ao Goiás. Sem falhas no sistema defensivo, com destaque para a boa marcação da dupla Renato e Victor Luis e da defesa composta pelo bom e jovem Nathan e o experiente Lúcio, pois estes, quando acionados, afastavam bem o perigo. Mas o maior protagonista da partida foi Valdívia. Fica cada vez mais claro que o chileno é a chave para o Palmeiras se manter na serie A. Hoje ele deu o ritmo ao meio de campo de sua equipe e ajudava até na marcação, tal organização que faltava nos últimos confrontos e que ainda precisa ser melhor trabalhada. Foi uma vitória suma importância, que deu uma amenizada na crise palmeirense, porém o clube ainda permanece na zona da degola com 25 pontos.
Outro bom duelo da noite aconteceu entre Atlético-MG e Santos, em BH, e foi muito interessante. O time da casa tomou conta da partida logo na etapa inicial, após levar dois sustos em boas chegadas de perigo do time paulista. O Atlético-Mg chegou a fazer 2-0 por contar com a sorte nas duas oportunidades e, mais tarde, teve a ajuda do trevessão carimbado por Leandro Damião com um bela bicicleta. Trave, que serviu de grande aliada para o Galo quando Geuvânio a acertou no início da segunda etapa. Esta na qual o Santos esteve muito melhor em relação a inicial. O jogo ficou melhor no segundo tempo com as equipes buscando o gol a todo momento. O Santos chegou a arrancar dois gols mas não foi o bastante. Resultado final de 3-2 para o time da casa, com destaque para Tardelli, que marcou duas vezes e fez mais uma prova de seu bom momento. Um bom confronto em que o equilíbrio era predominante durante o jogo inteiro.