Por Maurício Santos, autor do blog Após os 90′.
Neste mês de setembro estarei na Europa e os comentários de futebol serão de autoria do meu jovem e talentoso colega Maurício Santos. Espero que os apreciem e até outubro. Carsughi.
O fim de semana nos proporcionou uma rodada interessante, acirrando a luta pelo título e pelas vagas que carimbam o passaporte para a Libertadores, já que Cruzeiro e Fluminense fizeram um grande duelo de 6 gols, saíram empatados e, somando com a vitória do São Paulo, que recebeu o Sport no Morumbi, e agora, o retrospecto tricolor com Ganso, Kaká, Pato e Kardec é de cinco vitórias em cinco jogos com o quarteto unido, apenas sete pontos separam a líder mineira da vice paulista. Vice porque o Internacional recebeu o Figueirense no Beira-Rio e sofreu uma virada relâmpago. O time da casa vencia por 2-0 e, na etapa final, sofreu dois gols em dois minutos e agora ocupa a terceira colocação.
A última vaga para a Libertadores, por enquanto, está com o Corinthians, que ocupa a quarta posição. O Timão viajou até Criciúma e sentiu falta dos titulares que desfalcaram a equipe para defender suas respectivas seleções. Jogou bem durante a etapa inicial, mas parou no goleiro Luiz. Na volta do intervalo, o futebol não encantou. O Corinthians era mais consciente, o Criciúma tinha dificuldade para criar e o fim dessa história é um empate sem gols.
Na parte de baixo da tabela, o Palmeiras foi a Curitiba enfrentar o Atlético-PR, duelo que marcou a estréia de Dorival Jr no comando palmeirense. Senti uma leve melhora da equipe com o novo técnico e prevejo que aos poucos ele consertará grande parte dos problemas do time. Para esse jogo, ele experimentou Juninho como meia para trabalhar melhor a bola no meio de campo, mas o atleta não teve destaque. Agora o Palmeiras está em 16° na tabela, uma posição acima do Criciúma, que ocupa a primeira colocação da zona de rebaixamento com 18 pontos, assim como o Verdão, porém a equipe paulista possui uma vitória a mais que o Tigre.